Obrigada.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

COMO LIDAR COM AS CRÍTICAS?





Quem nunca sofreu com críticas? Talvez você esteja se lembrando agora mesmo de algumas.
Há dois tipos de crítica - a Destrutiva e a Construtiva. E precisamos aprender a lidar com as duas.

A Crítica Destrutiva tem por finalidade desestruturar, ferir, magoar ou desorientar. É muito utilizada por pessoas presas por inveja, ciúme e maldade. Nesses casos, ouça atentamente, de preferência, sem retrucar, pois isso sempre piora a situação. Lembre-se de que aquela pessoa, ainda que na tentativa de magoar você, pode dizer-lhe alguma verdade. Concentre-se naquilo que a crítica pode trazer de bom e não na intenção maldosa de quem o critica de maneira destrutiva. Evite rebater ou vingar-se da pessoa que o feriu. Neste caso, ela é quem mais precisa de consideração, misericórdia e até ajuda, pois está tomada de sentimentos negativos e muito mais destrutivos do que a crítica que está lhe fazendo. O melhor é deixar pra lá e não questionar.

Já a Crítica Construtiva visa contribuir com nosso crescimento. Nesse caso, quem o critica quer o seu bem e realmente está interessado em que tudo dê certo. Suas sugestões podem ser muito úteis. Essa pessoa geralmente vai lhe apontar uma deficiência, fraqueza, falta de eficiência ou uma força que não está sendo corretamente utilizada. Seja grato às críticas construtivas: elas são um convite ao aperfeiçoamento e um poderoso remédio contra a vaidade. Elas também, na maioria das vezes, vêm acompanhadas de elogios e reconhecimento daquilo em que você está acertando. Então, preste mais atenção ainda.
Algumas vezes a crítica construtiva pode vir em péssima “embalagem”, pois muitas pessoas não sabem escolher a melhor maneira e o melhor momento para dizer as coisas. Então, preste mais atenção ao conteúdo da crítica do que na forma como ela é apresentada. Quem se mantém aberto as críticas recebe mais apoio, orientação e cresce mais rápido!

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no Facebook, e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.


Conheça meus blogs RAQUEL ROQUE e PROSPERA-TE.
Você será grandemente edificado(a)!

Visite minha página no Facebook – Raquel Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário