Obrigada.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A LUZ DO MUNDO


“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8.12

Luz e trevas são temas importantes que encontramos nas Escrituras. Luz é frequentemente usada para descrever a Deus e Sua glória. João nos diz que “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (I Jo. 1.5). Ao chamar a Si mesmo de luz do mundo, Jesus referiu-se à sua divindade. Para que não haja dúvida quanto à isso, há mais dois relatos dos evangelhos que nos mostram, com clareza, que Jesus compartilhava da mesma luz de Deus, o Pai. O primeira é o da transfiguração (Mt. 7.1-13), na qual Jesus irradiou, de Si mesmo, a refulgente glória de Deus. O fato de Jesus compartilhar a mesma luz do Pai também é evidente em João 1, que diz que o Verbo era Deus (1.1) e que este Verbo, Jesus Cristo, era a Luz que resplandece nas trevas (1.4).
A Bíblia usa frequentemente “as trevas” como metáfora da cegueira espiritual (Sl. 107.10; Jo. 3.19). Essas trevas não podem reprimir a glória de Deus em Jesus Cristo porque as trevas nunca vencem a luz (Jo. 1.5).
Desde o princípio, Deus fez a luz e a separou das trevas.
“E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. Gn. 1.4
Sendo assim, não existe união entre luz e trevas, pois uma exclui a outra.
Segundo as Escrituras, aquele que está no pecado está em trevas, e, por isso mesmo, não consegue enxergar sua própria condição e permanece escravo do pecado e do erro. A Bíblia diz que esta pessoa está nas trevas. E aqueles que permanecem nas trevas estão condenados.
“E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” João 3.19
Jesus é esta luz, e veio ao mundo para livrar os que estão em trevas. Quando uma pessoa encontra Jesus Cristo e conhece a Sua Palavra, que também é “lâmpada para os pés e luz para o caminho” (Sl. 119.105), suas trevas, por mais espessas que sejam logo se desfazem por causa da Luz de Deus em sua vida.
Se você se sente sem direção, envolvido em trevas,... Se você olha ao redor e não encontra uma saída... Se reconhece que suas obras são más e entende que o que você faz desagrada a Deus... Se está se sentindo perdido, sem solução... Ou se “a coisa está preta” para você, olhe para Jesus, busque Jesus, fale com Jesus, recebe Jesus em seu coração. Jesus é luz e vida. Jesus é O caminho e também a luz para iluminá-lo. Deus não deseja que você seja condenado ou se perca nas trevas. Foi por isso que Ele nos enviou Jesus Cristo. Somente Jesus pode tirar você das trevas e transportar você para Sua maravilhosa luz.

 “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas Daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.I Pe. 2.9

Pense nisso!

Visite minha página no Facebook: Raquel Roque. E conheça meus blogs:
www.bonnevievie.blogspot.com.br



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Um só corpo, um só Senhor



Em João 17, Jesus fez a oração mais extensa do Novo Testamento, chamada de a Oração Sacerdotal. Ele orou por Seus discípulos e por todos aqueles que haveriam de crer por meio do testemunho deles. Um dos temas centrais dessa oração é o pedido de Cristo ao Pai para que Seu povo possa SER UM. Jesus orou pela unidade cristã. Contudo, a igreja do século 21 provavelmente se encontra mais fragmentada que em qualquer outro período da história da igreja. Vivemos uma crise de identidade. O que é a igreja, afinal de contas?!
Etimologicamente, a palavra igreja vem do grego ekklesia, composta de dois radicais:
ü  ek que  significa “para fora” e
ü  klesia que significa chamados”.
Sendo assim, igreja significa grupo dos que foram chamados para fora, isto é, para fora do mundo, para fora do pecado, para fora do poder das trevas, etc.
No Novo Testamento a palavra Igreja se refere ao agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, e, em alguns momentos, a toda comunidade cristã espalhada no mundo.
Mas para ser igreja é preciso mais que a reunião de pessoas sob a mesma confissão de fé, é preciso haver uma unidade.
Será que nos dias de hoje podemos descrever a igreja como una, ou unificada?
Como podemos responder à oração de Cristo pela unidade da igreja?
Se você faz parte de uma igreja, por que você deve permanecer ali?
As pessoas têm a tendência de trocar de denominação e vão para onde elas gostam do pastor, da pregação, da música ou de qualquer programa em particular. Muitas vezes, elas se sentem confortáveis mudando de denominação em denominação ou de igreja local em igreja local. Poucos são os que prestam atenção no que realmente interessa para Deus: a unidade do Seu povo. Será que mudar de denominação o tempo todo não significa exatamente o contrário de unidade e deser igreja”?
Paulo fala de unidade nestes termos: um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, só Senhor, uma só fé e um só batismo. (Efésios 4.4,5). Então, a unidade da igreja não é algo meramente superficial em termos de organização ou metodologia, mas uma confissão de fé unificada na pessoa e na obra de Cristo.
Você conhece a confissão de fé da sua igreja?
Você sabe responder a razão de sua fé?
Você conhece sua igreja? Não o templo, o endereço ou o nome do pastor, mas cada irmão e irmã, seus nomes, suas necessidades, seus gostos e preferências? O que você tem feito para conhecer seus irmãos em Cristo? 
As reuniões menores, nos pequenos grupos ou células, são excelentes espaços para promover a unidade de que Cristo falou.
Você realmente pertence ao povo de Deus? Você está inserido no Corpo de Cristo?
Você faz parte dos que foram chamados para fora? Você realmente está fora do mundo do, do pecado, etc.?
Você tem respondido positivamente ao anseio e à oração de Jesus pela unidade da igreja?

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.João 17.21

Pense nisso!

Visite minha página no Facebook: Raquel Roque. E conheça meus blogs:
www.bonnevievie.blogspot.com.br