Obrigada.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

“Vê Bem o Que Hás de Fazer”


 
“Então, o profeta se chegou ao rei de Israel e lhe disse:
Vai, sê forte, considera e vê o que hás de fazer;
porque daqui a um ano subirá o rei da Síria contra ti.”
I Reis 20.22

Este texto trata de uma palavra profética sobre o futuro do rei de Israel. Você pode ler toda a história em I Re. 20.1-22, mas com este versículo pode nos ensinar grandes lições:

1.    O fato de haver vencido recentemente uma batalha não significa que não terá mais que lutar. A luta faz parte da existência humana. Diz um ditado popular: “Não descanse sobre os louros”. Significa que, depois de uma vitória, você não pode descansar e se fiar nisto. Antes, deve se preparar para a próxima (“daqui a um ano subirá o rei da Síria contra ti”).
2.    Deus sempre nos dá um período de trégua (“porque daqui a um ano”) para que nos sirva de descanso, fortalecimento, meditação, reflexão e planejamento de novas estratégias para as próximas batalhas que virão (“Vai, sê forte, considera e vê o que hás de fazer”).
3.    Algumas vezes, Deus anuncia batalhas com antecedência não para que você se preocupe, mas para que se prepare e tenha tempo para treinar e planejar. Então, não deixe para fazer isso na hora da batalha (“considera e vê o que hás de fazer”). Deus quer que você entre na batalha preparado e Ele lhe dá tempo e recursos para este preparo.
4.    Na tipologia bíblica, os reis que não representam Deus, certamente representam o diabo e suas hostes. Ele é o inimigo da Igreja de Deus e luta constantemente contra o crente (“o rei da Síria contra ti”). Então, esteja ciente de que você está engajado numa guerra espiritual e permanente.
5.    As estações de guerra e de paz são cíclicas. Cedo ou tarde ambas voltarão à nossa vida (subirá o rei da Síria contra ti). Só estaremos permanentemente em paz quando formos morar no céu com Deus.
6.    Deus sempre nos ajuda, nos abençoa e vence todas nossas batalhas, mas nós temos que fazer a nossa parte(vê o que hás de fazer).

Sendo assim, Deus lhe diz agora:
1)     Você sempre terá batalhas para enfrentar, esteja preparado;
2)     Aproveite o tempo de tranquilidade e paz para treinar e planejar;
3)     Prepare-se para elas com os seus e os meus recursos;
4)     Eu lhe darei vitórias, mas você terá que fazer a sua parte.

Pense nisso.