Obrigada.

sábado, 2 de junho de 2012

Elogios

É muito interessante analisarmos a vida e, mais ainda, aprendermos com pessoas que conseguiram traduzir suas conclusões sobre ela em frases pequenas, doces e profundas. Eu as admiro e coleciono, e aquelas que mais me comovem, uso como reflexão permanente e motivação para viver de forma mais agradável a Deus, a mim e aos outros. Admire comigo esta preciosidade:
"Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio."  (Sigmund Freud).
Não é maravilhosa !
Sempre que eu me deparo com raridades deste tipo, eu reflito e aprendo com elas. E adoro compartilhar o que me ensinam. Sendo assim, compartilho com você algo interessante que vi na frase citada. Reflita comigo:

1. Todos nós fomos feitos para nos amar a nós mesmos. Aliás, ninguém pode amar o outro sem se amar a si mesmo. Por isso, Jesus colocou esta ordenança de forma muito construtiva. Observe bem: "Ama a teu próximo como (ama) a ti mesmo." (Mateus 5.43). Alguém que não se ama tem sérios problemas emocionais e não conseguirá se relacionar com as outras pessoas, com o mundo e muito menos com Deus. Esta pessoa precisa procurar ajuda o mais rápido possível, e resolver logo isso, antes que se destrua e destrua os que a cercam.

2. Todos estamos sujeitos aos ataques. Eles não escolhem as portas, antes batem em todas. Então, mais uma vez, a sabedoria divina também nos deu instinto de defesa. É muito saudável você se defender de tudo que lhe ofende, lhe fere ou tenta lhe tirar a vida ou as alegrias da mesma. Isso é muito normal. O problema é que há pessoas tão feridas que até quando você tenta agradar, elas agridem você. Igualmente, estas também são pessoas com sérias complicações emocionais e que precisam de ajuda. É bom lembrar que o melhor a se fazer não é nos afastarmos delas. Ao contrário, devemos nos aproximar sutilmente, com paciência e demonstrando muito amor. Às vezes, o grito, a ira, o choro, a agressão ou a rejeição são a forma que estas pessoas têm de pedir ajuda. Desta forma, quanto mais ficarem isoladas, o seu quadro piora muito e se elas tornam cada vez mais insuportáveis. Tenha compaixão e tente ajudar da melhor forma, porém jamais as abandone.

3. Todos nós somos "indefesos" a um elogio. Isso porque nos amamos e (cá entre nós) todos nós 'sofremos' do Complexo de Narciso. Nós nos achamos bons e gostamos de saber que outros nos acham bons. Por isso, amamos tanto os elogios e eles são sempre bem vindos. Só não podemos deixar que eles "subam à cabeça", isto é, o narcisismo sutil é saudável, mas não pode nos dominar, o que se tornaria outro problema emocional igualmente sério. Devemos ser equilibrados em tudo na vida, e, principalmente, quando se trata de receber elogios. O mal acontece quando a pessoa se torna soberba, orgulhosa e se sente superior aos outros. Tem gente que não pode receber um pequeno elogio que fica "se achando o maioral". Isso mostra claramente sua imaturidade e grave distúrbio emocional. Pessoas que se comportam assim também precisam ser tratadas e curadas para não magoar os outros. Cuidado ! Rejeite este comportamento desagradável e repugnante. Não se torne um ser humano intragável. Nós podemos e devemos receber de bom grado todos os elogios, sem contudo perdermos a humildade, a gratidão e o reconhecimento às outras pessoas. Por exemplo: Você é elogiado porque canta bem; agradeça a Deus o dom que Ele lhe deu. Você fez um bom trabalho, mas teve ajuda de outros; agradeça-lhes e transmita os elogios também a eles. Ninguém faz nada sozinho. Você fez algo de bom pra alguém; mostre que foi de coração, e que não o fez somente esperando pelo elogio (e que isso seja de verdade, é claro!).

4. Não devemos nos apegar demasiadamente aos elogios, porque eles podem não vir. Existe um mal pairando sobre a sociedade atual chamado "ingratidão", que aparece em todos os níveis, em todos os lugares onde tem gente. E, se você depender dos elogios para se afirmar, para realizar, para produzir, para ser feliz, então, vou logo avisando que terá muitas frustrações em sua vida. A melhor forma de lidar com isso é: faça a sua parte, dê o seu melhor, e não espere pelos elogios. Apenas realize. Se os elogios aparecerem, agradeça, seja simpático e mantenha-se humilde. Se não, lembre-se que todo bem que fazemos tem endereço certo e, sabendo disso, devemos fazê-lo para Deus. E Ele, que tudo vê e recompensa cada pequena boa ação, com certeza lhe recompensará. Faça todas as coisas da melhor forma e deixe o resto com o Senhor. Ouça o que Ele nos ensina em Sua Palavra:


"E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai..., não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão (prêmio) da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." Colossenses 3.17-24.

Um grande abraço a todos. 

E não se esqueça de deixar seu comentário. Ele  é muito

 importante pra mim. Muito grata.