Obrigada.

sexta-feira, 29 de março de 2019

MEMÓRIA CURTA



“Deus disse a Jeremias: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘ESCREVA num livro todas as palavras que Eu lhe falei’.” Jeremias 30.2.

Deus sabe o quanto nossa memória pode ser curta, principalmente, para coisas que REALMENTE devem ser LEMBRADAS. Então Ele disse a Jeremias, o profeta: "ESCREVE NUM LIVRO o que Eu te disse"; porque sabia que o povo, certamente, se esqueceria das Suas palavras.

Quando  passamos por um período de paz e tranquilidade, nossa tendência humana é irmos nos esquecendo de Deus, deixando de orar como orávamos antes, começando a achar que somos realmente muito 'bons', muito 'capazes', e que chegamos ali, graças ao nosso próprio esforço e iniciativa, e nem nos lembramos mais que foi a graça, a misericórdia e livramentos do Senhor que nos deram a vitória. Dizemos 'graças a Deus', de vez em quando, só pra constar!

Por outro lado, quando passamos por um período de tribulações, dificuldades  e sofrimentos, começamos a murmurar, a nos queixar das situações, das pessoas e até de Deus! Esquecemo-nos dos grandes livramentos, da ajuda e da graça que Ele nos concedeu muitas vezes em situações semelhantes no passado! Esquecemo-nos do AMOR de Deus!

Foi isso que aconteceu com o povo de Israel, quando o Senhor os tirou da terra do Egito, onde eram escravos. Ao tirá-los de lá, diz a Escritura que: “(Deus) repreendeu o mar Vermelho, e este secou; Ele os conduziu pelas profundezas como por um deserto. Salvou (o povo) das mãos daqueles que os odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou. As águas do mar cobriram os seus adversários; NENHUM deles SOBREVIVEU. Então eles creram nas Suas promessas e a Ele cantaram louvores. Mas LOGO SE ESQUECERAM  do que Ele tinha feito e não ESPERARAM PARA SABER O SEU PLANO.” (Salmo 106.9-13).

Impressionante! Isso é que é memória curta! Mas, será que não fazemos o mesmo hoje?

O salmista Davi tinha uma estratégia de dar ordens A SI MESMO, para não incorrer no mesmo erro de ingratidão. Ele continuamente louvava a Deus dizendo: “Bendize (louve), ó minha alma, ao Senhor!  E NÃO SE ESQUEÇA de NENHUMA de suas bênçãos!!” (Salmo 103.2). 

Deus quer que O conheçamos para que, em qualquer situação, boa ou ruim, estejamos conscientes de quem Ele é, e que continua sendo o mesmo agora e eternamente! Ele deseja que tenhamos experiências com Seu amor, com Seu poder e com Sua fidelidade, para que nenhuma 'memória curta' venha boicotar a nossa bênção, e nos colocar contra Deus! O que Ele fez no passado Ele faz hoje e fará no futuro para aqueles que se lembram dos Seus feitos maravilhosos, e creem no Seu Nome!

Deus disse: “...mas trato com bondade até MIL GERAÇÕES os que Me amam e guardam os Meus mandamentos.” (Deuteronômio 5.10). Quando cultivamos o espírito de gratidão a Deus, dificilmente nos esqueceremos de tudo quanto Ele tem feito por nós, e isso nos dá esperança de vitória para o dia de amanhã e para os tempos que hão de vir!

Descanse no Senhor e seja grato(a) pelas maravilhas que faz e planeja fazer na sua vida!

Simples assim...  

Deus lhe abençoe.



(Mensagem da Pra. Regina Duarte)



Se esta mensagem lhe abençoou, compartilhe com seus contatos. Obrigada!

terça-feira, 26 de março de 2019

O PASTOR



Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, a função pastoral está entre as quatro atividades mais difíceis de exercer. Isso porque um Pastor tem que ser e/ou exercer inúmeras tarefas, tais como:
·            pregador
·            exemplo
·            pai / mãe
·            marido / esposa
·            conselheiro
·            conferencista
·            evangelista
·            planejador
·            ministro
·            missionário
·            diretor
·            mentor
·            amigo
·            reconciliador
·            conselheiro matrimonial
·            conselheiro da juventude
·            líder
·            psicólogo
·            enfermeiro
·            mestre de obras
·            arquiteto
·            engenheiro
·            auxiliar de reforma e construção
·            professor de Bíblia
·            líder de louvor
·            intercessor
·            generoso, etc.

Às vezes, ele tem que ser também:
• porteiro do templo
• motorista dos irmãos
• cuidar da limpeza
• babá
• o primeiro a chegar e o último a sair
• servo de todos
• artista criativo
• saco de pancadas, etc.

Além disso, o pastor enfrenta constantemente críticas de todo tipo, como por exemplo:
·            O sermão não me satisfaz! Não tem unção!
·            O culto é muito longo!
·            Os filhos do pastor têm que ser os melhores!
·            Todo pastor é ladrão.
·            O pastor gosta de dinheiro.
·            O pastor é politiqueiro.
·            O pastor é metido.
·            O pastor é vagabundo, não trabalha.
·            O pastor está de carro novo. O pastor trocou de celular. Deve ter comprado com as ofertas.
·            A mulher do pastor não é de Deus.
·            O pastor não pode passear que está gastando o dízimo.
·            Todo pastor é mentiroso.
·            O pastor não pode tirar férias.
·            O pastor não pode ficar cansado.
·            O pastor está doente porque está em pecado.
·            O pastor é muito mandão; é um ditador.
·            O pastor é um lerdo! Será que não vê o que estão fazendo de errado?!
·            O pastor não foi na minha casa. O Pastor não me visita.
·            O pastor não me chamou pra orar.
Uma das coisas mais difíceis na vida de um pastor é saber que as pessoas que dizem amá-lo, o trairão, o abandonarão e, possivelmente, nunca irão lembrar-se do quanto ele as ajudou e foi importante em suas vidas e em suas famílias por inúmeros motivos.
O pastor não pode errar. Ao menor erro, todos se esquecem de todos os seus inumeráveis acertos.
O Pastor é, muitas vezes, a pessoa mais solitária da igreja. O mais esquecido! Você pode ver um pastor cercado de pessoas, mas muito raramente são pessoas preocupadas com seus problemas ou necessidades. Na verdade, aqueles que o cercam querem que ele os ajude em seus próprios problemas e necessidades.

Por isso, gostaria de lhe dar alguns conselhos:
·            Se você tem um Pastor, ame-o e respeite-o como a um pai.
·            Se você tem como amigos os filhos do Pastor, cuide deles; cuide da família do pastor.
·            Ao invés de criticar, ajude-o a educar seus filhos, amando-os, aceitando-os como são e, se for preciso, aconselhando-os em amor.
·            Proteja-os! Ore por eles! Ore pela saúde de seu pastor, por sua vida emocional, física e espiritual. Ore por sua família!
·            Ame e respeite a esposa do seu pastor. Ela é parte do ministério dele, mesmo quando não está pregando ou liderando. Ame-a e respeite-a como a uma mãe.
·            Conecte-se com a visão que Deus deu ao seu pastor para a sua igreja. Seja uma ovelha e não um bode no ministério dele. Obedeça e nunca lhe dê trabalho ou aborrecimentos. Submeta-se em amor à autoridade de seu pastor. Afinal, ele foi delegado por Deus e irá prestar contas a Ele.
·            Não fale pelas costas do seu pastor; e não admita que alguém o faça na sua presença.
·            Se você discordar de qualquer coisa, converse com ele e tire suas dúvidas.
·            Não faça insinuações falsas e levianas sobre sua pessoa ou sua liderança.
·            E, se você ainda não tem um pastor, ou tem e não o valoriza, procure e se submeta ao seu pastoreio, pois ele é um instrumento de Deus para orientar você a fim de que se salve e leve uma vida santificada e edificada na Palavra do Senhor.
Sobre os pastores, o próprio Deus ordena na Sua Palavra: “Não toquem nos meus ungidos, nem maltratem os meus profetas.” Salmo 105.15.
Também diz em Jeremias 3.15: "E eu lhe darei pastores de acordo com o meu coração, para que possam alimentá-lo com conhecimento e compreensão".
Portanto, cuide de seus pastores porque "eles cuidam de suas almas como aqueles que devem prestar contas a Deus." (Hebreus 13.17)
Honre a vida de todos os homens e mulheres de Deus que sacrificaram tantas coisas, incluindo algumas das necessidades de sua família, para atender o chamado de Deus.
Valorize o tempo que seu Pastor lhe dedica, você não sabe o quanto sua família valorizaria esse tempo ao seu lado.
Lembre-se de que pastor também é ovelha! Ele também precisa de cuidados e de pastoreio.
Finalizando, apoie seus pastores e, acima de tudo, ame-os! Se você os amar de verdade, certamente os tratará com a dignidade que  merecem.

Simples assim...

Pense nisso!

Reflexão inspirada em um sermão pregado por Billy Graham em sua igreja.