Obrigada.

domingo, 29 de setembro de 2019

ÉTICA E BOA EDUCAÇÃO




CONTAS A PAGAR
(De Israel Belo de Azevedo)

Não faça despesas para outros pagarem. Viver é gastar, mas gastar o seu dinheiro, não o dos outros.
Não faça compromissos que não possa cumprir. Sua agenda não comporta todos os desejos. Em seu orçamento não cabem todas as necessidades. Em sua vida não há lugar para todos os sonhos. Agende o que puder. Gaste o que tiver. Sonhe o que possível for.
Não tome decisões que vão afetar negativamente as histórias dos outros.
Não deixe seu emprego para viver do favor alheio. Está ruim o trabalho? Fique nele até ter outro. Paga pouco a sua empresa? Receba o que vem dela até poder ganhar melhor.
Não gere filhos para outros criarem. As ruas estão cheias de avós carregando netos para a escola. Você combinou previamente essas novas tarefas com eles?
Não cultive prazeres cujas contas lhe custarão mais do que poderá honrar. O prazer pode esperar, mas à fatura não interessam as suas circunstâncias, mesmo as imprevistas; ela quer receber.
Não diga palavras das quais poderá se arrepender. Pense. Se disser o que não deve, colherá o fel. Vigie sua língua como quem vigia a leiteira no fogo.
Não tome atitudes que fechem as portas para você amanhã. Se tiver que engolir em seco, engula. Talvez você esteja com a razão, mas talvez precise se calar. Portas se fecham sozinhas, mas suas atitudes devem ser para abri-las.
Não viva como se não fosse responsável por sua liberdade.
Não deixe de ousar, mas esteja pronto para as consequências que vai recolher. A ousadia prepara a vitória, mas, se vier a derrota, agradeça por ter ousado e tente de novo.

“Se você é sábio, é sábio para si mesmo; se é zombador, só você sofrerá as consequências". (Provérbios 9.12). 

Se esta postagem edificou você, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. Obrigada!