Obrigada.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

“Exemplos da vida do rei Joás”


"Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real da casa de Judá. Porém Jeosabeate, filha do rei, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs com sua ama na câmara dos leitos; assim Jeosabeate, filha do rei Jeorão, mulher do sacerdote Joiada, o escondeu de Atalia, de modo que ela não o matou. E esteve com eles seis anos escondido na casa de Deus; e Atalia reinou sobre a terra."
II Crônicas 22.10-12

Lições Espirituais:

1) Salvo da morte quando criança – Acazias, o rei foi morto. Atalia, sua mãe, tenta usurpar o trono e mata toda descendência real. Mas Deus usou Jeosabeate, filha do rei e esposa do sacerdote Joiada, escondeu Joás e sua ama numa câmara interior do templo, salvando sua vida.
· Você também faz parte dos planos de Deus para o futuro. Por isso, satanás tentou matar você, desde sua infância, porque teve medo do seu potencial. Ex(s).: satanás tentou matar Moisés, José e Jesus, pois sabia que eles faziam parte dos planos divinos. Ele não pode adivinhar, mas faz uma idéia do estrago que você poderá fazer em seu reino. Por isso, ele quer vê-lo morto.
· Você também foi salvo com um propósito – Deus escolheu você para ser uma autoridade espiritual. Você deve buscar de Deus quais planos Ele tem para sua vida e se preparar para eles.

2) Deus supriu as necessidades de Joás – foi criado por sua ama e o casal de sacerdotes.
· Deus sempre supre suas necessidades de alimento, vestuário, moradia e também de afeto e cuidado. Ele sempre levanta alguém para cuidar de você. Ex.: Ele deu uma vida de príncipe para Moisés, mas proveu que sua mãe o amamentasse e cuidasse enquanto necessário.
· Deus usou um casal de sacerdotes e também uma ama – Não importa a sua posição social, espiritual ou financeira, Deus quer usar a sua vida para cumprir os Seus planos. Ele pode usar você para esconder, sustentar, criar e treinar pessoas que Ele escolheu para cumprir os Seus planos. Você não sabe o que Deus tem preparado para seus filhos ou para as crianças que você conhece. Então, doe-se a eles para criá-los, ensiná-los, abençoá-los. Deus quer usar a sua vida para abençoar a vida de outrem.

3) Deus escondeu Joás durante 6 anos – ele tinha um ano quando foi salvo e começou a reinar com 7 anos.
· Deus tem um tempo para o seu preparo. O tempo de preparo é importante e não deve ser desperdiçado ou negligenciado.
· Ele não vai expor você antes que esteja pronto. Então, não queime as etapas !!!
· Deus trabalha preparando tudo para o seu tempo de atuar. Ex.: Deus enviou Jesus “na plenitude dos tempos” = no tempo exato. Quem se adianta pode por tudo a perder.

4) Atalia, a rainha usurpadora e má, teve um tempo de reinado, mas tudo estava sob o controle de Deus.
· Satanás pode ter um tempo de atuação, pode galgar tronos, pode até achar que está no controle, mas toda autoridade e controle estão nas mãos de Deus, e ele só pode ir até onde Deus lhe permitir. Sua ruína será iminente e Deus tomará dele o poder e o dará a você. Você está pronto?
· Satanás só atua onde e enquanto não há pessoas preparadas para atuar. Se você nunca estiver pronto, mais espaço e tempo estará lhe dando para reinar.

5) Deus escondeu Joás no templo
· Não há melhor lugar para se estar do que na presença de Deus.
· Não há lugar mais seguro do que na presença de Deus - Salmo 91.1 – “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do Onipotente descansará.”
· Não há melhor lugar para ser treinado do que na Casa de Deus – Salmo 11.1-4.
· Não importa onde você se esconda, Deus vai achar você. Não importa onde você se esconda, Deus estará com você – Salmo 139.7-12.
· Aproveite bem o tempo de esconderijo e treinamento, porque haverá dias em que você não estará mais lá, e vai sentir falta. Haverá dias em que estará fora e vai precisar de tudo que aprendeu dentro da casa de Deus.
· Se a sua casa é um templo, Deus poderá usá-la para treinar seus escolhidos – Ex.: a casa de Ninfa – Col. 4.15 (era uma célula); Áquila e Priscila – I Co. 16.19b (era uma célula) – lá eles discipularam Apolo.

6) Deus usou o casal de sacerdotes para salvar, esconder, criar, educar e preparar Joás para se tornar rei e ele soube honrá-los até certo ponto – depois da morte de Joiada, o sacerdote, Joás se esqueceu de todo bem que lhe fez e lhe ensinou – II Cr. 24.15-25.
·  Saiba honrar e obedecer a todas as autoridades constituídas por Deus sobre sua vida. O protocolo produz honra.
· Jamais se esqueça dos ensinamentos que recebeu na Casa de Deus.
· “Deus o verá e o retribuirá” – II Cr. 24.22b – Deus não deixará impune aquele que não honrar seus líderes espirituais. A ingratidão é algo que fere o coração de Deus.

7) Joás só andou corretamente enquanto Joiada estava vivo – Com a morte do sacerdote, ele se desviou, tomou conselho com pessoas erradas e fez tudo errado, sendo cobrado por Deus e encerrando seu reinado rapidamente.
· Não dependa de líderes espirituais a vida toda. Cresça espiritualmente, amadureça e aprenda a ordenar sua vida por si mesmo. Você pode até pedir algum conselho em situações difíceis, mas saiba se comportar como Deus deseja perto ou longe de Suas autoridades.
· Quando estiver sozinho, pratique tudo que aprendeu na casa de Deus – este é o segredo do sucesso permanente.
· Não se afaste de Deus. Só Ele o manterá em destaque e honra. Aquele que se afasta de Deus, perde a proteção divina, entrega sua vida, sua casa e “seu trono” (sua autoridade) ao diabo, dá-lhe oportunidade de agir e comandar, e perde todas as bençãos já adquiridas.

PENSE NISSO...

Um grande abraço e uma semana muito abençoada.
E não esqueça de deixar o seu comentário. Obrigada.