Obrigada.

terça-feira, 6 de abril de 2021

PREGANDO COM A BOCA, OS PÉS E AS MÃOS

 


"Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; e outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; e outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; e outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um.[...] Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;..." (Lucas 8.5-8, 11)

 Jesus, explicando esta parábola Seus discípulos, disse que "a semente era a Palavra" e "os solos, nos quais a semente fora semeada, eram os corações dos homens". Aqui, aprendemos que se prega com a boca - falando, mas se semeia a semente com os pés - andando, e com as mãos - lançando a semente. Para falar ao coração é necessário ir até ele, aproximar-se dele, e pregar tanto com as palavras como com as obras. 

"Um semeador saiu a semear" caminhando. Ele se aproximou dos solos a tal ponto que podia vê-los antes mesmo da semente cair neles. Da mesma forma, antes da Palavra chegar ao coração, aquele que a leva deve se aproximar deste coração e caminhar por ele. Também deve se lembrar de que, em se tratando de corações, deve andar sem de fato pisar, isto é, tocando e não maltratando. Em Josué 1.3 Deus nos promete: “...todo lugar onde puserem a planta dos seus pés, Eu o darei a vocês.” Mas para que a planta dos pés toque o solo é necessário tirar os seus calçados. Pés descalços caminham com muito mais cuidado do que pés calçados. Podemos dizer que o semeador conquista os solos pelo quais caminha, conquistando-os, tomando-os para si para, depois, conquistá-los para Deus.

O bom semeador também transforma os solos. Ele transforma solos bons e vazios em solos bons e cheios de frutos. Os solos ruins precisam ser trabalhados, transformados, arados, melhorados. Então, o semeador remove as pedras e tira os espinhos para que estes solos ruins tenham oportunidade de se tornarem bons solos, bons corações, e assim frutifiquem para Deus.

Nós somos os semeadores e temos que semear também com a boca e as mãos, com palavras e obras. Falando, chegamos aos ouvidos e obrando, servindo, trabalhando, chegamos aos olhos. Só então alcançamos os corações. Primeiro, testemunhamos aos ouvidos e aos olhos para, depois, semearmos nos corações. Deve haver coerência entre o que se fala e o que se faz, entre o que as pessoas ouvem e o que veem em nós. "A fé vem pelo ouvir", mas o glorificar a Deus vem pelo que se vê. A Bíblia diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10.17). também diz: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16). Portanto, a Palavra deve ser tanto ouvida como vista para ser de fato sentida.

A semente é a Palavra de Deus, não a nossa, pois somente a Palavra de Deus tem podem sobrenatural. Hebreus 4.12 diz que ela “...é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Assim sendo, a semente da Palavra de Deus é recebida e sentida no mais íntimo do ser. O solo é esse lugar íntimo, o coração das pessoas, onde nós, como semeadores da Palavra, precisamos chegar com cuidado, com carinho e com sabedoria, com muito mais que palavras, isto é, com ações que glorifiquem a Deus e atraiam pessoas para Ele.

Simples assim...

 

(Baseado no texto de Aluízio de Moraes Filho)


Se esta mensagem edificou sua vida, compartilhe com seus amigos. Obrigada!