Obrigada.

quinta-feira, 25 de março de 2021

EU OUÇO CONSELHOS

"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio."

Provérbios 19:20

Eu ouço conselhos. Verdade! Ouço até os que não pedi. E mais: depois de colocar os prós e os contras na balança, muitas vezes, eu os sigo.

Sabem por que? Porque eu sei que não sou detentora de toda verdade, de todo saber. Tenho absoluta consciência de que sempre haverá mais coisas que ignoro do que assuntos que eu domine.

Eu ouço conselhos! Ouço por saber que, na maioria das vezes, quem aconselha (mesmo equivocadamente) quer o meu bem, quer ajudar, está interessado no meu bem-estar. E, quando não for assim, O SENHOR me guardará de todo mal.

Eu ouço conselhos de quem já passou pelas mesmas situações e de quem nunca passou. São olhares diferentes, que podem somar.

Eu ouço jovens, crianças ou idosos com a mente aberta pra absorver tudo que for útil e ligada, para eliminar o que não for.

Eu ouço conselhos porque não tenho a pretensão de achar que, por mim mesma, pela minha "experiência de vida", ou por pesquisas online (em sites ou blogs, na maioria das vezes, escritos por pessoas que vivem realidades tão diferentes da minha e, talvez, nem vivam o que escrevem...), eu terei todas as respostas. Mas, ainda assim, pesquiso - sempre é possível filtrar algo de bom.

Eu ouço, até mesmo, conselhos indiretos - foram dirigidos a outros, mas podem servir pra mim!

Mas, principalmente, ouço conselhos porque A BÍBLIA me orienta a fazer isso. E A BÍBLIA sempre está certa. E ELA é, também, meu principal filtro: se o conselho é endossado por ELA, esse é um bom conselho! NELA, vejo que Faraó, o rei, considerado um "deus", seguiu o conselho de José - um escravo e prisioneiro!, e isso garantiu mantimentos para um período de severa escassez. Leio sobre Moisés, aquele com quem DEUS falava Face a face, como falamos com amigos, ouvindo, e seguindo o conselho de seu sogro, Jetro, sobre como atender ao povo de Israel. Vejo Davi, homem segundo o coração de DEUS, já ungido rei, seguindo o conselho de Abigail, sim!, uma mulher, numa época em que as mulheres eram tão pouco valorizadas...

Posso dar um conselho? (hehehe)

Da próxima vez que alguém te aconselhar, ouça. Pode ser que não te ajude em nada, e você terá perdido alguns minutos. Mas, ouvir demonstra respeito e consideração por quem fala sem te obrigar a fazer o que foi dito. E, na verdade, sempre pode acontecer dessa pessoa ser usada por DEUS pra dar a resposta, a direção que você precisava. E, se não, fica arquivada na memória pra usar em outra ocasião ou para nunca fazer. De qualquer maneira, você aprendeu algo. E, como costumo dizer, conhecimento não ocupa espaço.

Ah! Uma dica: Dê especial valor ao que as pessoas mais velhas dizem. Se não te acrescentar nada, o que é bem pouco provável, a sua atenção e o seu respeito fará o dia delas mais feliz.

"Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança." Provérbios 11:14

"Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam." Provérbios 15:22

"O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio." Provérbios 12:15

"Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?" Lucas 14:31

Em amor, 

Queila Gama de Oliveira do Nascimento (minha prima). 


Pense nisso!

E, se esta mensagem edificou sua vida, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Muito obrigada!