Obrigada.

domingo, 18 de setembro de 2016

EDUQUE SEUS FILHOS

Resultado de imagem para EDUQUE SEUS FILHOS

Ensine seus filhos a serem cordiais com todos, desde os mais estimados até os desconhecidos, desde os de classe mais elevada até os mais humildes, como a empregada, o pedreiro, o porteiro, o jornaleiro, etc.
Ensine seus filhos a andar a pé, porque só se aprende a atravessar ruas andando a pé. Eles precisam saber ir e voltar, carregar seus casacos, bonecas e carrinhos. Pais não são cabides.
Ensine seus filhos a pegar ônibus logo cedo, primeiro com você, depois sozinhos. Eles vão precisar disso um dia. Se nunca andarem, podem ficar abobalhados e propensos a sofrer assaltos ou atropelamentos.
Ensine seus filhos, desde bebês, a descascar banana, comer maçã sem ser picada, a agradecer e comer todo tipo de alimento que lhes for oferecido, espremer o suco, usar garfo e faca, colocar a roupa suja no cesto, lavar, secar e guardar louça, etc.
Ensine seus filhos a lavar o prato e talheres que usaram, o próprio tênis, lavar, pendurar, recolher e dobrar roupas, cozinhar algo básico, trocar lâmpadas e ajudar no serviço da casa. Ensine que isso pode não ser prazeroso, mas é importante e necessário. É trabalho em equipe. Não tema o fogo, o fogão, a chaleira nas mãos dos filhos. Se você não ensinar, eles vão fazer muita bobagem e vão se queimar. Educar é confiar nas capacidades e na inteligência deles. É mostrar perigos e ensinar a lidar com eles.
Ensine seus filhos a plantar e colher não só alimentos, mas afetos e gentileza.
Ensine seus filhos a usarem bem o dinheiro, quer ele venha fácil ou por esforço. Assim não serão pródigos, mas adultos responsáveis e equilibrados.
Eduque seus filhos para a vida, para as capacidades, para o respeito à opinião alheia, para a cidadania. Converse com eles, desde muito cedo, ainda no berço. Se não tirar tempo para os bebês, não terá sua confiança quando adultos.
Prazer não precisa ser ensinado, é um benefício, um privilégio. Use-o para premiar boas atitudes.
Ensinar coisas básicas de sobrevivência aos filhos promove confiança, capacidade, autoestima, senso de dever e responsabilidade. Evite produzir pessoas que um dia serão entediadas, mimadas, achando que vieram ao mundo a passeio, sem a menor noção do que é resiliência, inaptas para cuidar de si mesmos e servir a outros, preguiçosas e indolentes. Cedo ou tarde a vida cobrará firmeza e força de vontade. Não se nasce sabendo disso, e não se resolve deslizando o dedo no Iphone.
Filhos são como trens em movimento. Se você não acertar os trilhos, certamente produzirão desastres.


Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário