Obrigada.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

A ESPIRITUALIDADE PRODUZ SAÚDE



Gratidão produz saúde. A ciência comprovou que ter gratidão evita doenças. Pesquisas realizadas em todo o mundo procuram desvendar os impactos da espiritualidade para a saúde do corpo. Já se sabe que sentimentos e atitudes como gratidão, perdão, tolerância e otimismo têm poder de reduzir a incidência do câncer e de doenças cardíacas, prevenindo o adoecimento e adiando a morte. E todos estes sentimentos e atitudes estão diretamente ligados à espiritualidade.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia mantém o Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular (Gemca), formado por 850 médicos para debater ambos os assuntos. Vice-presidente do grupo, o cardiologista Mário Borba contou que a espiritualidade e a religiosidade são diferentes, mas ambas trazem benefícios para a saúde. “As duas fazem bem. Mesmo que a pessoa não seja religiosa, mas mantém valores e busca a espiritualidade, ela se beneficia disso. Não é um credo específico, mas um conjunto de atitudes”, disse.
“Se a pessoa faz uma caminhada de 30 minutos, ela vai sentir o bem-estar imediatamente. Se fizer meditação por 30 minutos, a longo prazo, o bem-estar será bem mais significativo do que o da caminhada”, destacou.
Os números passados pelo especialista chamam atenção. Quem frequenta um grupo de oração, culto, missa ou encontro religioso ao qual acredita, apenas uma vez por semana, tem 34% a mais de proteção cardíaca e menor risco de desenvolver câncer do que se parasse de fumar. Esse acompanhamento, de longo prazo, foi feito com 80 mil mulheres durante 20 anos.
“Outras 70 mil pessoas foram acompanhadas durante 10 anos e ficou comprovado que quem pratica a religiosidade tem cinco vezes menos chance de se suicidar do que quem não tem nenhuma prática religiosa. São números que produzem impacto”, avaliou Borba.
Na opinião do médico, a espiritualidade (paz) é ainda mais eficaz do que a religiosidade. “Pessoas que enfrentam adversidades de forma positiva, sem estresse ou ataque de fúria, têm menos chance de desenvolver hipertensão arterial, ansiedade e depressão”, lembrou o cardiologista.
Cultivar a paz e a espiritualidade fazem bem para o coração. É um conjunto de atitudes externas e internas que não são perceptíveis a curto prazo, mas bem mais duradouras.
Já existem evidências dos benefícios da espiritualidade para a saúde. Quem vai ao culto religioso, frequenta semanalmente, não importa se está prestando atenção ou não, essa religiosidade, por si só, já traz benefícios para o coração. Aparentemente, é uma coisa absurda, pois ela não ouviu nada, ficou no celular, conversou e, mesmo assim, foi beneficiada. Já se sabe que essas pessoas têm cinco vezes menos chance de cometer suicídio do que os indivíduos que não têm essa prática.
Quais são os benefícios com sentimentos como a gratidão, por exemplo?
Em pacientes infartados que receberam o tratamento convencional e foram trabalhadas situações de gratidão, a recuperação foi bem mais rápida. 
Outra atitude saudável é o perdão. Perdoar as pessoas também faz bem para o coração. Sim. Já temos evidências de que o perdão, o verdadeiro, promove a longevidade e controla a ansiedade, depressão e o estresse, evitando infarto e derrame. Mas aquele do “eu te perdoo, mas Papai do Céu está vendo e o mundo vai girar” não vale. Se ficar ruminando no pensamento, não tem validade. Tem de ser um perdão genuíno.
É preciso haver uma mudança na forma como as pessoas se relacionam com o corpo e a mente. A primeira coisa que temos de entender é que o nosso corpo é um templo. O auto amor faz com que você não coloque porcarias dentro de si. Buscamos nos alimentar bem, fazer exercícios e tiramos férias a fim de uma vida longa e saudável. Por que não investirmos também na nossa espiritualidade com essa mesma prioridade?

“Filho meu, atenta para as minhas palavras: às minhas palavras inclina o teu ouvido... guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o teu corpo.” Provérbios 4.20-22

Busque a Deus para ter saúde física, emocional e espiritual. 

Simples assim...