Obrigada.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

JETRO




“No dia seguinte, Moisés assentou-se para julgar o povo, o qual ficou em pé diante dele, desde a manhã até a tarde. Mas o sogro de Moisés lhe disse: O que estás fazendo não é bom.” (Êxodo 18.13,17).

Jetro, sacerdote de Midiã, era o sogro de Moisés. Assim como este último, Jetro era descendente de Abraão, por meio de Quetura, com quem Abraão casou-se após ficar viúvo de Sara (Gn. 25.1-3). Midiã, de quem Jetro descendia, era filho de Abraão com Quetura e deu nome a um povo que habitava o lado oriental da península do Sinai, região que também tomou esse nome. Foi para Midiã que Moisés fugiu após cometer um crime no Egito, e foi lá que conheceu Jetro e para ele trabalhou como pastor durante quarenta anos, tendo se casado com sua filha Zípora. Foi em Midiã que Moisés foi chamado pelo Senhor para liderar a libertação do povo de Israel do Egito.
Durante sua luta contra o faraó do Egito, Moisés enviou sua esposa e filhos para Midiã, para ficar com Jetro, mas após a saída do povo do Egito, seu sogro foi até o deserto para entregar-lhe Zípora e seus dois filhos, Gérson e Eliézer. E, logo no segundo dia em que estava ali, Jetro percebeu uma grave falha de liderança em Moisés. Jetro perguntou-lhe: “Que é isto que estás fazendo (....), deixando o povo em pé, diante de ti, desde a manhã até a tarde?” Moisés respondeu: “O povo vem a mim para consultar a Deus. Quando têm alguma questão, eles vêm a mim, e julgo entre eles e lhes declaro os estatutos de Deus e as suas leis.” Jetro não apenas o criticou, mas deu-lhe um precioso e sábio conselho, imediatamente aceito, que se resume numa só expressão: “Descentralize suas atividades e delegue seus poderes.” (Ex.18.14-26).
Jetro, nome hebraico que significa “excelência”, foi o primeiro consultor organizacional de que se tem notícia. Seu diagnóstico e o conselho que deu a Moisés usaram princípios largamente utilizados hoje em dia, como a divisão do trabalho, o estabelecimento de perfil adequado dos colaboradores, a adoção de políticas claras de delegação de poderes, a avaliação de resultados, etc. Todo líder precisa de um Jetro. Nossas igrejas devem buscar e usar pessoas como Jetro.

Pr. Sylvio Macri

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Conheça também...
www.bonnevievie.blogspot.com.br
E a minha página de poesias "Bem Dito"