Obrigada.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

SEM VERGONHA

Imagem relacionada
O Salmo 35.18 diz: “Louvar-te-ei, Senhor, na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei.”

O salmista promete louvar a Deus numa congregação grande e diante de uma multidão. Ele não tem vergonha de se expor pelo Senhor. Aliás, Davi não tinha o mínimo de vergonha, não é mesmo? Uma vez ficou tão empolgado com a adoração que tirou suas vestes reais e ficou só com as roupas debaixo, dançando e adorando a Deus. Acho isso magnífico! E sei que Deus também acha, pois amaldiçoou Mical porque ela zombou e criticou Davi por este ato. É justamente este tipo adoração que atrai a atenção de Deus!
Tem gente que tem vergonha de Deus. São cristãos anônimos, crentes do tipo agente secreto. Na escola ou no seu trabalho ninguém sabe que ele(a) é um cristão.
Jesus não teve a mínima vergonha de ser exposto na cruz por mim, por você e por todos os cristãos. A Bíblia diz: “Saiamos até ele, fora da cidade, suportando a desonra que Ele suportou.” (Hb. 13.13). Também diz: “...estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.” (Hb. 6.6) Outras traduções dizem: “o expondo ao vitupério”, ou: “o expondo a ignomínia”.
Vitupério é palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém; afronta, insulto. Ignomínia significa desonra, infâmia, mancha, mácula e vergonha. Foi isso que Jesus sofreu por amor a mim e a você. Era de se esperar que tivéssemos a mesma consideração com Ele.
Pior do que ter vergonha de Jesus diante do mundo é ter vergonha Dele dentro da igreja. A pessoa está abarrotada de bênçãos. Alguém diz: Conta seu testemunho para edificar os irmãos! Aí a pessoa diz que não dá, que tem vergonha, que é tímida. Alguns nem uma oração querem fazer. Isso é o cúmulo! Jesus sofreu uma vergonha pública por mim, como eu poderia em troca disso ter vergonha de me expor por Ele? A Bíblia diz que “...Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (II Tm. 1.7). Significa que o Espírito Santo habitando em mim, abafa minha timidez e me dá ousadia para falar de Deus às pessoas! O texto a seguir tem sido usado para as propostas mais distantes do seu real significado, em correntes do WhatsApp com palavras bonitas, que nem sempre condizem com a Palavra de Deus, e no final mandam compartilhar, ameaçando quem não o fizer com este versículo: "Jesus lhes disse: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.” (Lc. 12.8,9).
Se você ler o contexto vai ver que não se refere às corretes do WhatsApp, mas a pessoas que têm vergonha de se expor por Jesus, pois segue falando que os discípulos seriam levados às autoridades para serem interrogados, quem sabe até presos ou mortos, por proclamarem o Evangelho, como o foram Pedro, João e tantos outros. O rumo das coisas tem nos alertado sobre isso. Estão chegando dias em que seremos também expostos, interrogados e (quem sabe) até presos, por causa da nossa fé. Nestas horas é que este versículo se enquadra.
Nestes dias de afrontas públicas ao Evangelho de Jesus é que temos que nos expor publicamente por amor a Ele. Expor nossa fé sem vergonha ou medo. Isso é o que ele espera de nós!
Que Deus veja em nós a mesma fé e atitude de Davi. Que possamos dizer como ele:
“Eu te louvarei, Senhor diante da igreja, diante do mundo, diante das autoridades e de quem quer que for. Eu celebrarei o teu nome. E, se for preciso, vou me expor pelo Senhor, sim!, como o Senhor se expôs por mim.

Pense nisso!