Obrigada.

domingo, 17 de março de 2019

EM QUEM VOCÊ TEM SE ESPELHADO?





"Escutem-me, vocês que buscam a retidão e procuram pelo Senhor: Olhem para a rocha da qual foram cortados e para a pedreira de onde foram cavados; olhem para Abraão, seu pai, e para Sara, que lhes deu à luz. Quando Eu o chamei, ele era apenas um, e eu o abençoei e o tornei muitos.” Isaías 51.1-2  

Deus está nos dizendo para considerarmos a vida de alguém que teve sucesso e andou na Sua presença. Muitos cristãos fracassam e esfriam na fé por olharem para outros cristãos fracassados ou mesmo falsos cristãos. Então, eles se escandalizam e podem até morrer espiritualmente. Portanto, para nossa saúde espiritual, devemos olhar para os grandes heróis da fé da Bíblia. No texto, Deus deu o exemplo de Abraão. Podemos e devemos nos espelhar nele e copiar sua fé. Ao olhar para sua história de vida, somos motivados a ter uma fé consistente nas promessas feitas por Deus como a dele.
A grande lição que podemos aprender com Abraão, é que ele creu na fidelidade de Deus quando tinha todos os motivos para não crer. Ele era um idoso com mais de setenta anos e sua mulher era estéril. Creu que Deus era fiel para cumprir a promessa de lhe dar um filho herdeiro. Sua mulher engravidou e seu filho Isaque nasceu. Quando Isaque tinha cerca de quinze anos, Deus provou a fé de Abraão mais uma vez. Ele pediu a vida de Isaque. Abraão entregou Isaque a Deus, mas Deus o devolveu porque era apenas uma prova. Essas atitudes tornaram Abraão amigo íntimo de Deus, ao ponto de Deus não fazer nada sem conversar antes com ele. Isso não quer dizer que Abraão não tinha defeitos. Claro que os tinha! Mas ele conquistou o coração de Deus com sua fé inabalável. Não é a toa que Deus nos aconselha a olhar para ele.
É claro que há também homens e mulheres de Deus que têm uma vida piedosa e cheia de bons exemplos hoje, como por exemplo: seus pastores, seus líderes, seus discipuladores, seus autores e pregadores prediletos, evangelistas, missionários, entre outros. Você também pode se espelhar neles, mas (como eu sempre digo) copie só o que é bom! E não se escandalize quando souber de seus defeitos. Abraão também os tinha, lembra? A única pessoa que você nunca deve deixar de olhar e de se espelhar é Jesus, pois Ele nunca vai decepcionar você. Toda Sua vida foi exemplar e irrepreensível! Por isso Hebreus 12.2 nos recomenda: “Olhe fixamente para o Autor e Consumador da sua fé: Jesus.” Podemos e devemos nos espelhar em Jesus e copiar sua dedicação, sua santificação, sua vida de oração e sua fé.
Resumindo a lição de hoje: Olhe para quem pode inspirar sua fé.
Simples assim...