Obrigada.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

“A Nuvem de Deus"


“Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até o dia em que se levantava.”
Êxodo 40.36,37

Havia uma nuvem que permanecia sobre o tabernáculo enquanto o povo de Israel atravessava o deserto a caminho de Canaã, a Terra Prometida. Ela representava a presença e a própria glória de Deus entre o Seu povo.
Ela denunciava a intenção do Senhor de santificar Seu povo, habitando entre ele, de forma que O reconhecessem como seu único Deus.
A nuvem também era uma espécie de “Bússola Divina”. Através dela o Senhor dava ao Seu povo:
- direcionamento do trajeto; pois estavam no deserto do Sinai, lugar desconhecido, inóspito e hostil;
- proteção dos perigos naturais, como as serpentes e outros animais;
- e ainda conforto para o clima extremo (muito calor de dia e muito frio à noite).
A nuvem lhes dava sombra e frescor de dia, e à noite se transformava em nuvem de fogo para iluminar, aquecer e espantar animais noturnos.
Deus era sua única garantia de chegarem a Canaã em paz.
Daí, você pergunta: E o que é que isso tem a ver comigo ?
Simples: Você também é povo de Deus, e Ele quer ser seu guia e levá-lo seguro até a Canaã Celestial – o céu onde Ele mora. Tudo a ver!
A nuvem orientava o povo sobre a hora de levantar acampamento, a direção da jornada, a hora de parar novamente e descansar, e toda proteção de que precisavam. Você também precisa disso!
Se quiser chegar à Pátria Celestial sem perecer no deserto, esteja atento ao mover de Deus. Significa que quando Deus se move, você se move na mesma direção; quando Ele para, você também para e aproveita o descanso; quando o sol estiver  escaldante, você tem a sombra do Onipotente (Salmo 91.1); e quando a noite for fria e extremamente escura, você tem o Seu calor, a Sua luz, o Seu conforto e a Sua proteção.
Muitos israelitas jamais chegaram à Terra Prometida, pois morreram no deserto. Pereceram frente às intempéries da jornada porque não confiaram no Senhor, não seguiram a nuvem, não acompanharam o movimento e a direção de Deus.
Então, cuidado! Se você não estiver atento, pode perder a direção e a proteção da nuvem de Deus. Se a nuvem partir e você ficar pra trás, isso pode ser muito perigoso. Muita gente perde isso e põe a culpa em Deus. Mas eles mesmos perderam o contato e agora estão perdidos no deserto, sem Deus e sem direção.
Não se contente com menos. Canaã é sua herança. Não pare, não desista, não perca o movimento de Deus em sua vida.
Tenha uma caminhada agradável.