Obrigada.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

O NEGÓCIO DO BOATO


 

“Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.”  III João 1.4

Quando Neemias se pôs a reconstruir o muro de Jerusalém, no século quinto antes de Cristo, enfrentou uma oposição feroz. (Não achemos que, por fazermos o certo, seremos apoiados integralmente. O certo sempre incomodará.)
Diferentes recursos foram empregados para fazer a obra parar. O último deles foi o boato. (Assim como nós nos esforçamos em fazer o bem, os maus também se empenham.)
A notícia falsa (fakenews) dizia que a verdadeira intenção do reconstrutor e sua equipe não era apenas reconstruir o muro mas também se rebelar contra o rei e lhe tomar o poder (Neemias 6.6). Espalhou-se o terror para que todos os povos vizinhos se unissem e derrotassem aquele cuja atitude certamente provocaria a fúria do poderoso império dominante. (O medo é irracional.)
Depois que Neemias desmentiu o absurdo boato, a mentira voltou sob a forma de uma ameaça. Era um convite a que fugisse para não ser morto. Também era notícia falsa porque não havia nenhum plano neste sentido. Era para ele fugir e ficar desacreditado. Se fugisse, o inimigo venceria sem precisar usar nenhuma arma, a não a ser a do boato (Neemias 6.1–14).
O boato tem sempre uma intenção malévola. Não pode ser orquestra na qual toquemos, dando ouvidos, aplaudindo ou passando adiante.
 (ISRAEL BELO DE AZEVEDO)

“Amados, não creiam em qualquer coisa, mas examinem as coisas para ver se procedem, se é verdade, porque muitos falsos, boateiros e mentirosos têm saído pelo mundo.” (Adaptado de I João 4.1)

Pense nisso!

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Dias difíceis também são dias de bênçãos


“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” 
Tiago 1: 12

Um princípio chamado 90/10, criado por Stephen Covey, traz uma ideia simples, mas muito interessante: 10% do que acontece na sua vida são os fatos dela: os outros 90% é como você reage ao que acontece na vida.
Tudo depende do seu foco, isto é, de como você vê as coisas que lhe sucedem. Se olhar para a situação com os olhos naturais, talvez você ache que tudo é muito ruim. Talvez até pense que Deus se esqueceu de você. Mas se olhar com um olhar espiritual, isto é, com discernimento, com a esperança posta em Deus, vai ver que o Pai está apenas lhe provando, lhe ensinando para, no fim, lhe aprovar. Veja o que a Deus disse ao seu povo em Dt. 8.15,16: “O Senhor te guiou por aquele terrível deserto de serpentes ardentes, escorpiões, e terra seca em que não havia água, e tirou água para ti  da rocha, que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram, para te humilhar, e te provar, para no fim te fazer bem.”
Observe bem a última frase: “...para no fim te fazer bem.”
Sendo assim, ao invés de reclamar, como é costume de quase todos, que tal dar graças a Deus por estar sendo provado? Se o nosso coração e mente forem ensináveis nestas horas, certamente seremos melhorados, lapidados, moldados e ajustados pelo Senhor, e nosso final será feliz, como Ele nos promete.
Portanto, agradeça a Deus, louve-O independente do que você esteja passando. Deus merece ser honrado e glorificado por cada detalhe da nossa vida. Ele sempre faz (ou permite) o que é melhor para nós, pois “...em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou.” (Rom. 8.15,16).  “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que ama a Deus e são chamados pelo Seu propósito.” (Rom. 8.28).  
Assim sendo, permaneça firme! Lembre-se que dias difíceis também podem ser dias de bênçãos se você permanecer ensinável, como o coração aberto para ser trabalhado. Toda situação difícil na sua vida carrega um propósito: No fim, Deus quer lhe aprovar... “Para que você possa andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;...” (Col. 1.10).
Simples assim...