Obrigada.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

AMAR A PALAVRA


Resultado de imagem para bíblia PNG
“Trará sempre essa cópia consigo e terá que lê-la todos os dias da sua vida, para aprender a temer ao Senhor seu Deus, e a cumprir fielmente todas as palavras desta lei, e todos os Seus decretos.” Deuteronômio 17.19

Leia a Bíblia diariamente! Este é um mandamento recorrente nas Escrituras. Para a tristeza de Deus (e nossa), não é isso que acontece em nossas igrejas. Presume-se que 90% dos crentes não leem a Bíblia diariamente. Não é de admirar que haja tantos crentes espiritualmente frios. E não somente frios, mas anãos, raquíticos, mundanos, carnais, indiferentes e infantis.
“O propósito é que não sejamos mais como crianças, nem jogados de um lado pra lá e pra cá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade (Palavra) em amor, cresçamos naquele que é a cabeça, Cristo.” Efésios 4.14,15.
Sem crescimento espiritual, Deus não pode revelar Suas verdades profundas, por isso o cristão tem uma fé tão superficial quanto seu conhecimento bíblico.
Marcos 4.33 – “E com muitas parábolas lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender.”
João 16.12 – “Ainda tenho muito a lhes dizer, mas vocês não o poderiam suportar agora.”
Hebreus 5.12 – “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitam que lhes torne a ensinar os rudimentos das Palavras de Deus; estão precisam de leite e não de alimentos sólidos.”
Infelizmente, há pessoas na igreja que acham tempo pra tudo, menos pra ler e meditar na Palavra de Deus. Motivo: Comem tanto outras coisas que perdem o apetite pelas coisas de Deus! É justo ler boas coisas, mas, é imprescindível tomar mais tempo com as Escrituras, pois elas é que possuem poder pra nos moldar e nos amadurecer. 
Crentes que não se dedicam à Palavra são imaturos e, como crianças mimadas, não obedecem, fazem pirraça, bagunça e sujeira, se rebelam contra as autoridades e não querem ser repreendidos.
Cristão maduro é aquele que lê, medita, conhece, ama e pratica a Palavra. Em geral, ele não costuma errar, justamente porque dirige seus passos e sua vida segundo a Palavra, contudo é ensinável, isto é, quando erra, aceita a correção com mansidão e gratidão.
Quer ser um cristão maduro? Ame a Palavra! Obedeça a Palavra! Alegre-se nela! Pois a Palavra de Deus é seu maior tesouro.
“A Tua Palavra é muito pura; portanto, teu servo a ama.” Salmo 119.140
“Os que amam a Tua Palavra desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar.” Salmo 1119.165

Simples assim...
Pense nisso!

domingo, 17 de junho de 2018

QUANDO AS CRÍTICAS VÊM DE DENTRO


Todos nós temos dificuldades em lidar com as críticas, principalmente quando elas vêm de pessoas próximas a nós, da nossa família, daqueles que amamos e/ou ajudamos. As críticas, geralmente, vêm na forma de comentários feitos na nossa ausência, e depois ficamos sabendo delas, geralmente por outras pessoas.
Moisés era homem de Deus, profeta do Senhor, mesmo assim, passou por isso também. Seus próprios irmãos que o auxiliavam, e que tinham também autoridade sobre o povo, como ele, o criticaram severamente, e o fizeram também pelas costas. Sua autoridade foi questionada. Observe o que eles disseram:
“E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR os ouviu.”  Nm.12:1-2
Neste caso também se vê algo comum nestes casos – a crítica sempre é por causa de alguma coisa simples, que não desagrada a Deus. Ora, quando um líder levantado por Deus erra, é A Deus que tem que se explicar. Deus é quem lhe chama a atenção. Não nós!
A Bíblia declara que a conduta de Moisés agradava a Deus. Por isso, Deus mesmo ouviu cada palavra e agiu em sua defesa. Veja o que Deus disse:
“Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente, e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?” Nm. 12:7-8.
Observe a frase: “...por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo...?” Moisés não errou, mas eles erraram feio ao criticá-lo. A Bíblia diz: "Não toqueis nos meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal." (I Cr. 16.22)
Talvez você esteja vivendo isso hoje, ou já viveu no passado. O conselho da Palavra de Deus é: guarde seu coração e perdoe!
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”  Provérbios 4:23
Se você estiver vivendo em obediência à Palavra, não precisa se defender ou se justificar, pois Aquele que julga sua causa e lhe defende é o Senhor. Quando nossas ações são corretas diante Dele, Ele mesmo nos justifica. Mantenha-se na posição, com a mesma mansidão... e perdoe. Moisés orou pela cura de Miriã porque não guardou ressentimento dela. Você deve fazer o mesmo àqueles que lhe ofenderem.
"Clamou, pois, Moisés ao SENHOR, dizendo: O Deus, rogo-te que a cures. E disse o SENHOR a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham.” Nm. 12:13-14
Pode ser que aquela pessoa que tem lhe perseguido com críticas e até difamações acabe trazendo sobre si mesma o juízo divino, isto é, lutas, problemas e a colheita de suas próprias ações. Você, porém, apenas ore, e não amaldiçoe. E não se alegre pelas dificuldades dela. Se você mostrar compaixão, mesmo que esta pessoa não tenha lhe mostrado compaixão, o Senhor vai Se alegrar pela sua atitude e lhe dará vitória.
No momento da prova, quando você se sentir injustiçado, ofendido, machucado, peça ao Senhor graça para guardar seu coração do rancor e do ressentimento que são tão naturais. Deus conhece muito bem nosso coração e não há como esconder nada Dele. Fique atento e cuide de seu coração. Mais vale sofrer por um momento a crítica injusta, e deixar Deus lhe defender, do que ter as mãos manchadas pela culpa, por ter tentado revidar, se vingar ou guardar ressentimentos no coração.
Lembre-se: Deus cuida dos Seus.
(Baseado no texto de André de Oliveira)

Pense nisso!