Obrigada.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

“Conselhos Errados”

“Conselhos Errados”

“E foi Roboão para Siquém; porque as 12 tribos de Israel se reuniram lá para o fazerem rei.
...e falaram a Roboão, dizendo: Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu esta dura servidão e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos. E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi. E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai,... E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e ...lhe falares boas palavras, ...serão teus servos. Porém ele deixou o conselho dos anciãos e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele,... e lhe falaram: Assim dirás ao povo: ...Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. O rei, pois, não deu ouvidos ao povo;... 1 Reis 12:1-15

1)      Não importa de quem você recebeu ou o tamanho da sua herança. Se você não cuidar muito bem do que recebeu, logo irá perdê-la. Salomão perdeu muitas bênçãos de Deus porque não seguiu os bons conselhos dos anciãos que haviam aconselhado também a seu pai durante todo seu reinado.
2)      É muito sábio pedir um tempo para dar uma resposta importante.
3)     Também é sábio aconselhar-se com os mais velhos, pois eles sempre têm mais experiência de vida, e isso faz toda diferença.
4)     É um erro (muito comum entre os jovens) desprezar o conselho dos mais velhos. Isto sempre traz muitos prejuízos e consequências muito sérias e desagradáveis.
5)     É imprudente tomar conselhos de jovens, principalmente porque eles também têm pouca experiência como você. * Se Roboão cresceu com eles e não sabia o que fazer, o que eles teriam para lhe acrescentar?
6)     Também é muito perigoso aconselhar-se com alguém que está em posição inferior à sua, porque a pessoa pode não saber como é e quais as suas responsabilidades, ou pode lhe invejar e, por causa disso, lhe dar conselhos errados só para vê-lo fracassar.
7)     Quando você segue maus conselhos e/ou que prejudicam aos outros, pode estar cavando sua própria cova. Você pode até ouvir os conselhos de todos, mas precisa avaliar qual é o melhor e quais as consequências iminentes. * Roboão perdeu 10 das 12 tribos de Israel, as quais ele havia herdado de seu pai, o rei Salomão. Ele praticamente acabou com o seu reinado logo na primeira demanda como rei.

Pense nisso.
Uma semana abençoada a todos.