Obrigada.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Você cumpre os Mandamentos?

Apesar de os mandamentos estarem registrados no Antigo Testamento, não significa que foram abolidos. Sim, devemos nos esforçar para segui-los, pois eles servem primeiramente para nosso próprio benefício. Aliás, tudo que Deus nos manda fazer em Sua Palavra é, em primeiro lugar, para proveito nosso. Sendo assim, deveríamos prestar mais atenção em cada ordem da Bíblia e praticá-las.
Dentre os 10 mandamentos, o mais difícil de encontrar entre os cristãos é o quarto - Guardar o dia do Senhor.
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êx. 20.8-11
Questões doutrinárias à parte, vamos nos deter nos benefícios do dia de descanso, porque é muito
importante descansar. O próprio Deus nos ensina a importância do descanso.
Será que Deus se cansa? Então, por que Ele descansou no sétimo dia? Para nos dar Seu exemplo! Razão pela qual devemos fazer o mesmo.  Além do mais, não se trata apenas de descanso. O dia de descanso vai além. O importante nesse mandamento é que devemos tirar um tempo para descansar e também para cultuar a Deus. O domingo deve ser guardado como o dia de FESTA na casa do PAI, mas não nos serve como dia de descanso, pois alguns de nós trabalhamos, e muito, no domingo. Que fazer então?
Pesquisas afirmam que os brasileiros são o 2º povo mais estressado no ranking mundial. E os cristãos nao ficam fora da lista. Por quê? Simplesmente porque não se guarda mais o 4º mandamento. O estresse e o esgotamento têm produzido muitas baixas entre os líderes espirituais, como pastores, missionários e líderes de célula. E a obra de Deus sofre muito com isso! Quantos já abandonaram seu ministério por esgotamento físico, emocional e espiritual?! Isso poderia ser facilmente evitado se cumpríssemos o 4º mandamento. Simples assim...
No texto de Êxodo, o dia de descanso é chamado de "sábado", cuja origem vem do hebraico "Shabat", que significa "descanso", ou ainda "inatividade". Assim, o sábado não se refere essencialmente a um dia específico da semana, mas a um dia de descanso dentre os sete dias de uma semana.
Mais à frente, vamos tratar desse assunto mais detalhadamente, mas por agora, observe alguns detalhes importantes:

Principais concorrentes da prática do Dia de Descanso
§  Trabalho e dinheiro;
§  Falta de confiança em Deus;
§  Avareza;
§  Baixa auto-estima;
§  Busca de significado;
§  Workaholicismo.
Nem todos os itens acima não são necessariamente pecado, mas todos podem se tornar pecado quando são exagerados e estão minando seu ministério e seu relacionamento com Deus.

Consequências da negligência do Dia de Descanso
§  Perda do relacionamento com Deus;
§  Perda de si mesmo – perda da saúde física, mental e espiritual;
§  Perda da família;
§  Perda dos amigos.

Como praticar o Dia de Descanso?
§  Separe um dia da sua semana para descansar – Se ainda não puder dispor de um dia inteiro, separe uma manhã ou uma tarde; mas planeje sua vida para que, em breve, tenha um dia por semana.
§  Nesse dia, dedique-se aos seus relacionamentos (Deus, você mesmo, família, amigos) - Este é um dia pra você “curtir” Deus e sua família. O que Deus fez quando descansou no 7º dia? Ele curtiu a Sua criação. É um dia para relaxar, dormir, pensar em Deus, em como Ele é lindo e adorá-lo livremente, não com os rituais de culto, mas deitado, apreciando a natureza, num papo gostoso e despretensioso com o Espírito Santo. Isso é o que eu chamo de “ócio produtivo”. Quando você está relaxado, o Espírito Santo tem mais facilidade para lhe dar ideias. E não só o Espírito, mas a sua própria mente fica livre para criar.
§  Nesse dia, dedique-se a atividades que recarreguem suas energias e evite as que lhe consomem – Faça uma caminhada leve, vá ao parque, à praça, jogue com sua família, visite um museu, vá ao cinema, faça o seu robbie, assista TV, leia um livro, etc.

 “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8.36).

Pense nisso!