Obrigada.

domingo, 27 de janeiro de 2019

A QUESTÃO É O CORAÇÃO


Alguém disse sabiamente: “O coração do problema é o problema do coração.”
O coração é muito importante na Bíblia, pois Deus está profundamente interessado na condição interior de cada pessoa. Ele diz em I Samuel 16.7: “Porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”
A realidade é que o coração de cada um de nós é extremamente propenso ao engano, e o Senhor olha e vê tudo que está dentro de nós. Em Jeremias 17.9 e 10 lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.”
Por que o coração é tão importante? Porque todas as questões da vida procedem dele. Tudo que fazemos ou falamos é, antes de tudo, produto do que somos no nosso interior. Jesus afirmou em Mateus 6.21: “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
Também disse que “ O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” (Lucas 6.42).
No Sermão do Monte, o Senhor Jesus fala fortemente contra a hipocrisia externa, aquela que é orientada com base no desempenho exterior, como é o caso da religião. Isso se chama religiosidade, o que é muito diferente de espiritualidade. Naquele ocasião, o alvo de Jesus foi o grupo religioso dos fariseus. No texto de Mateus 5.17-48, Jesus por seis vezes usa expressão “Ouvistes que foi dito….Eu, porém, vos digo…” Ele faz isso para contrastar o seu ensino com a abordagem externa e falsa ensinada pelos fariseus em relação ao Antigo Testamento. Jesus chama a atenção para os preceitos morais ensinados por aqueles líderes religiosos, os quais não tinham base alguma na Palavra de Deus e eram apenas uma religiosidade externa.
Deus não está preocupado com religiosidade ou com a expressão externa dessa religiosidade. Ele se preocupa com o interior das pessoas, com o relacionamento intimo com Deus e com a Sua Palavra. O relacionamento autêntico com Deus passa primeiramente pelo interior de cada um de nós. Não adiante dizer algo, cantar algo, frequentar um local de culto a Deus, se a vida por dentro continua toda errada. Jesus chama isso de “hipocrisia”.
É claro que o que acontece por dentro vai, sem dúvida, se exteriorizar algum dia. Mas esta não deve ser nossa preocupação primeira. Antes, devemos cuidar do nosso coração. Com ele bem cuidado, distante do pecado e de tudo que desagrada a Deus, podemos descansar que as coisas vão se ajeitar no exterior como consequência direta disso.
Nossa caminhada com Deus é uma questão do coração. Quem adultera, adultera primeiro no coração; quem rouba, rouba primeiro no coração; quem mata, odeia primeiro no coração. O coração é a sede de tudo!
Portanto, se quiser realmente andar com Deus, você precisa estar muito mais atento para quem você é por dentro, precisa aprender a expor seu coração diante Dele; precisa se colocar em Sua presença para que Ele sonde o seu interior totalmente e corrija tudo que for preciso corrigir.
A questão é o coração!
Como está o seu coração hoje?
Pense nisso!
“Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4.23.
Simples assim...