Obrigada.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

“Sal e Luz”

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”
Mateus 5.13-16

Neste texto bíblico, como em muitos outros, somos chamados a viver em nossa cultura (no mundo) com o coração puro, plenamente engajado em amar a Jesus, dividindo a graça e a misericórdia Dele em todas as oportunidades. Mas andar na fé ano após ano demanda compromisso e vigilância constante. Não é fácil continuar fazendo as coisas certas repetidas vezes. Agir assim é como “remar contra a maré”. É como dirigir na contra mão do mundo, o que significa ser, muitas vezes, criticado negativamente, zombado e até mesmo excluído do grupo. Não é fácil continuar amando, perdoando, servindo, mas é isso que somos chamados a fazer como Igreja.
O texto faz uma ilustração muito simples de se entender – a luz de Cristo (Seu poder, amor e autoridade) deve brilhar em nossas vidas através de nossas “obras” (ações), as quais, ao serem vistas, levarão as pessoas a glorificar a Deus. O conceito é simples para entender, mas a prática difícil de realizar. Representar Cristo pode ser extremamente cansativo, por vezes, enfadonho e atrai facilmente oposição e hostilidade. Além disso, somos constantemente tentados pelo diabo a desanimar, a parar, a seguir a multidão e a deixar a maré nos levar (tem até uma música muito conhecida que diz: “Deixa a vida me levar; vida leva eu...”). Cuidado !!! Não é isso que Deus espera de você. Você deve ser “levado” pela Palavra e não pela vida, destino ou coisa parecida.
Observe o que o apóstolo Paulo alertou aos crentes da Galácia: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” Gálatas 6.9.
Desta forma, não podemos perder de vista o que somos (sal da terra e luz do mundo), o que devemos fazer (salgar o mundo e brilhar diante das pessoas), para que fomos feitos (para a glória de Deus) e aonde vamos chegar (o céu).
Entenda. Você jamais pode perder a perspectiva, o foco. Também não pode parar no meio do caminho (desanimar, desfalecer). A perseverança é primordial e indispensável em qualquer carreira, e mais ainda na carreira espiritual. Todas as ricas promessas do Senhor são para os perseverantes, para os “reluzentes” e não para os “apagados”, frios e desanimados. Preste atenção ao detalhe: elas só se cumprirão na vida daqueles que perseverarem até o fim. Observe o que o Espírito disse às igrejas da Ásia e continua dizendo às nossas igrejas, e particularmente a mim e a você todos os dias:“Ao que vencer...”, “Ao que vencer...”, “Ao que vencer...”. Você tem que vencer, vencer, vencer, perseverar até o fim, sem desanimar, parar, ou retroceder.
Portanto, continue salgando e brilhando no mundo, no seu lar, no seu bairro, na sua escola, no seu trabalho. Deixe brilhar a luz de Cristo através do seu sorriso, da sua simpatia, da sua voz, do seu louvor, do seu ombro amigo e do seu conselho sábio e eficaz, oferecidos na hora certa. Este é o seu papel. Este é o nosso papel neste mundo até voltarmos pra casa.
Um grande abraço a todos.
P.S.: Não esqueçam de convidar seus amigos para compartilharem conosco, tá ?