Obrigada.

sábado, 7 de setembro de 2019

COM QUEM VOCÊ DIVIDE O SEU JUGO?

Segundo o dicionário, jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois. No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição. Este último é o significado dos três textos bíblicos abaixo. 

“Sujeitaram-se ao jugo de Baal-Peor e comeram sacrifícios oferecidos a ídolos mortos; provocaram a ira do Senhor com os seus atos, e uma praga irrompeu no meio deles.” Salmo 106.28-30.

“Não se ponham em jogo desigual com os descrentes. Pois o que têm em comum a justiça com a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há comum entre o crente e o descrente?” II Coríntios 6.14, 15.

“Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11.29,30.

Nestes três casos, jugo refere-se a relacionamentos, e podemos aprender muito aqui. O jugo era posto sobre dois bois. Se um deles fosse fraco ou mais velho, prejudicava o outro, porque o outro tinha que trabalhar dobrado, num esforço grande para fazer o que ambos deveriam fazer juntos. O boi mais jovem e robusto tinha que fazer o trabalho dele, o do outro e ainda arrastar o outro boi consigo. Por isso, os fazendeiros sempre procuram por o mesmo jugo sobre dois bois da mesma idade e condição física para que um não prejudique o outro. Vejamos como isso se aplica no sentido espiritual.
A primeira frase fala do relacionamento com satanás e os demônios. “Sujeitaram-se ao jugo de Baal-Peor” se refere ao incidente de Números 25, cujos versos 1 e 2 dizem: “...o povo de Israel começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses.” Observe que satanás põe jugo sobre as pessoas que decidem segui-lo e servi-lo. Quem se relaciona com estas entidades está rejeitando Deus para servi-las, e, portanto, põe-se debaixo do jugo do maligno. Ou seja, está debaixo da autoridade, domínio e opressão dele, e, portanto, fica cansado e sobrecarregado.
A segunda frase fala sobre o relacionamento entre pessoas desiguais, como por exemplo, crentes com não crentes, justos com injustos, os que servem a Cristo e com os que servem a Belial (satanás). Esse tipo de relacionamento nunca dá certo, pois é pesado demais. O crente tem que carregar o não crente nas costas; o justo faz o trabalho dobrado, pois tem que lidar com as injustiças do injusto e ainda carregá-lo, arrastá-lo. O cristão luta para ser justo e santo, e o não crente gosta do pecado, não quer sair dele e acaba se tornando um peso morto, como um "boi" fraco, velho e atolado na lama. Você luta, luta, e não vê mudança, não tem ajuda, e, muitas vezes, seu trabalho exagerado nem é reconhecido. Portanto, esse tipo de relacionamento não dura muito, porque são pessoas diferentes demais e com propósitos de vida completamente diferentes. Cada um puxa pra um lado e, em geral, nunca chegam a lugar algum.  
A terceira frase fala do jugo de Cristo. Dividir o jugo com Cristo faz toda diferença! Falamos antes sobre o boi mais fraco, que prejudicava o outro, porque o boi mais forte tinha que trabalhar dobrado. Imagine que isso era uma grande vantagem para o boi mais fraco, pois o boi mais jovem e robusto fazia o seu trabalho e o dele, e, se fosse preciso, puxava-o do lamaçal e arrastava-o junto. De um jeito ou de outro, ambos chegariam por causa da força do boi mais forte. Seria mesmo um descanso para o boi mais fraco contar com essa ajuda. Pois é exatamente isso que Cristo está nos oferecendo. Ele é o “boi” mais forte, mais novo, mais capaz, mais inteligente, mais poderoso... Mais tudo! Todo-Poderoso! Sendo assim, Ele está Se oferecendo para dividir nossas cargas, o peso da vida e para fazer a parte pesada do nosso trabalho. Por isso Ele disse: “Venham a Mim os cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso.” Ou seja: “Se você está cansado de dar duro sozinho, se o peso está grande demais pra você, divida comigo, que Eu lhe ajudo, e você poderá descansar”.
Cristo pode infinitamente mais que qualquer um de nós. E Ele ainda diz:  “...aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração,... Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Preste atenção! Dividir o jugo com Cristo significa andar no mesmo compasso com Ele, ou seja, chegar onde Ele pode chegar, e você sozinho não. Significa conquistar o que Ele pode, e você sozinho não. O jugo de Cristo é suave e o Seu fardo, o Seu “peso”, é leve. Quando você divide o jugo da vida com Cristo, tudo fica mais leve e fácil. Você descansa enquanto Ele faz toda força, e ainda aprende a ser como Ele - humilde e manso. Dividir o jugo com Cristo significa estar em submissão, obediência e sujeição a Ele, debaixo da Sua autoridade e domínio. Mas isso não tem preço, pois as vantagens são infinitamente maiores do que qualquer sucesso que você possa obter com seu próprio esforço. 
Agora, eu repito a pergunta inicial: Com quem você quer dividir o seu jugo?
Cristo está de braços abertos, esperando apenas você dizer "SIM!".
Simples assim... 
Pense nisso!

E, se você gostou desta mensagem, compartilhe e deixe um comentário. Obrigada!

domingo, 1 de setembro de 2019

LEVANTE A CABEÇA

“Levante-se, resplandeça, porque já vem a sua luz, e a glória do Senhor está raiando sobre você". (Isaías 60.1)



LEVANTE A CABEÇA 

Levante os olhos e veja as aves felizes no percurso que suas asas trilham. Voe.
Levante a cabeça e saia do círculo repetitivo das ideias que aprisionam, das discussões que a nada levam, senão a inimizades. Crie.
Levante seu corpo e enfrente os medos que afundam sua esperança e abortam seus projetos. Realize.
Levante-se da cadeira da lamentação, desconfiando de tudo e de todos, inclusive de você. Confie.
Levante seu pensamento para que não se concentre satisfeito no presente como se não fosse haver futuro. Corra.
Levante-se da cama, mesmo que os joelhos doam, e pare de lamber sua dor, como se só você a tivesse. Prossiga.
Levante a sua voz porque você não tem que falar baixo sempre com vergonha do que pensa e do que faz. Orgulhe-se.
Levante suas mãos e desligue a televisão se seu único enredo é a desgraça alheia. Liberte-se.
Levante seus dedos para tirá-los das teclas dos aparelhos que fazem passar o tempo; faça o tempo. Inspire.
Levante suas mãos e sacuda o pó das louças, o mofo das prateleiras, o desalinho do lençol, e convide os amigos para o jantar, os colegas para a celebração, seu amor para a festa. Alegre-se.
Levante seus ombros para receber o peso das lágrimas dos que sofrem. Console.
Levante seus braços para agradecer o grande amor de Deus, em tantas formas manifesto, por você. Cante.
Levante suas pálpebras e note os olhares que brilham em sua direção, vívidos para escrever com você uma história de amor. Ame.
Levante seus pés e saia do vale da sombra e aceite o convite do sol para experimentar a maravilha da vida. Viva.

(De Israel Belo de Azevedo)

Simples assim...
Pense nisso!

E, se esta mensagem edificou sua vida, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Obrigada!