Obrigada.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

OS SENTIDOS DA VIDA


 "O significado da vida é a mais urgente das questões". (Albert Camus)

A vida tem dois sentidos: o sentido que ela tem e o sentido que nós lhe damos.
Sem a descoberta destes dois sentidos da vida, seus minutos são solitários, suas horas são pesadas, seus dias tão tristes, suas semanas são insossas, seus meses não terminam, seus anos são fardos que fazem o corpo se encurvar, sua duração se arrasta como se tivesse correntes amarrando os pés.
Existimos para dar prosseguimento à obra do Criador, que nos legou a tarefa ao nos formar. Nossa missão é continuar o que Ele começou. Nós nos tornamos fecundos quando amamos, conhecemos, transformamos. Amando, conhecendo e transformando, nós nos tornamos no que fomos feitos para ser: semelhantes ao Deus eterno.
Damos sentido à existência quando amamos o outro como uma vida que precisa da nossa para ser completada, como uma criança que depende do nosso cuidado; quando conhecemos a realidade e percebemos que há muito a ser conhecido; quando sentimos que, diante do que pode ser transformado, prosseguimos até podermos olhar para o que fazemos e cantar que é bonita a nossa obra.
Quando, por alguma razão, há um desencontro entre o propósito que Deus dá para a vida e o propósito que damos a ela, não devemos desistir até que os dois sentidos se harmonizem dentro de nós para que o prazer de existir nos impulsione.

“E Deus os abençoou e lhes disse:
— Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na”. (Gênesis 1.28a)

(Israel Belo de Azevedo)

Pense nisso!