Obrigada.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

NÃO OLHE PRA TRÁS



"Assim que os tiraram da cidade, um dos anjos disse a Ló: 'Fuja por amor a sua vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum... Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou em estátua de sal." (Gênesis 19.17 e 26)

A tentação de "olhar para trás" tem a ver com dois sentimentos do coração:

SAUDOSISMO - É a tendência de ficarmos nos lembrando das experiências passadas dizendo: “Bons tempos aqueles!”. Saudosista é aquele que valoriza demasiadamente o passado.
A tentação é acreditar que o melhor está no passado, e não no tempo presente. Quanto mais o tempo passa, mais aumenta a disposição de nos lembrar do passado e de tudo de bom que aconteceu nele. Pessoas assim tem mais passado que futuro. O povo de Deus caiu neste erro no deserto. Eles só se lembraram dos temperos e pepinos do Egito, mas se esqueceram do sofrimento e da escravidão. Para ter equilíbrio, era só o povo de Deus ter avaliado melhor como tinham sofrido no Egito, mas a distorção da memória e dos fatos os impedia de glorificar a Deus pelo cuidado e provisão no presente, pela liberdade e promessas que tinham diante de si.
Nós temos essa tendência de olhar para o passado com certo romantismo, mas se formos honestos, veremos que o passado, nem sempre foi tão bom quanto nos parece.
“Não diga: ‘Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?’ Pois não é sábio fazer tais perguntas.” (Eclesiastes 7.10)

RESSENTIMENTO – O nome já diz... Significa re-sentir, ou “sentir novamente”. Segundo o dicionário, ressentimento significa “mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal que recebeu; rancor.”
Esse re-sentimento renova dentro de nós as lembranças das injustiças e feridas que as pessoas nos fizeram. E começamos a culpá-las por sermos infelizes no presente. Na realidade, podemos até termos sido feridos e injustiçados, mas ficar olhando para as feridas e mágoas passadas nos torna amargurados. Isso nos paralisa e estraga nosso presente.
O ressentimento induz nossa mente ao engano e nos sentimos excluídos da graça de Deus, o que, de fato, não ocorre. É apenas um engano, uma ilusão, mas pode gerar mais e mais ressentimento em nós mesmos e nos que nos cercam.
A Bíblia diz que raiz de amargura contamina a todos: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” (Hebreus 12.15)

Os saudosistas, os ressentidos e os amargurados ficam presos no abismo do passado, como a mulher de Ló, que virou uma estátua de sal. Portanto, mantenha seu coração e mente equilibrados, vigie seus pensamentos, pastoreie suas emoções e abandone o saudosismo e o ressentimento. Lembre-se que o nosso Deus é um Deus de novidades. Ele está fazendo uma coisa nova em sua vida. Portanto, siga em frente sem olhar para trás.

Ouça o que Deus lhe diz em Sua Palavra, obedeça e tome posse:.
“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira...” (Efésios 4.31)
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Cor. 5.17)
“Portanto, as aflições passadas serão esquecidas e estarão ocultas aos meus olhos. Pois vejam! Criarei tudo novo, as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!” (Isaías 65.16,17)

Portanto, siga em frente e não olhe para trás!
Simples assim...

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

PASTOREIE SUAS EXPECTATIVAS















Expectativas fazem parte da natureza humana, e podem nos fazer muito bem. Por exemplo: É bom que você estude exaustivamente esperando passar num concurso. É bom que, enquanto se trata num hospital, faz uma dieta, toma seus remédios e segue as prescrições do médico, você espere se recuperar e voltar a ser saudável. É bom que espere ser chamado ao fazer uma entrevista de emprego. É bom que você espere ser ouvido e respondido por Deus quando orar a Ele.
Boas expectativas fazem bem à nossa alma, corpo e espírito. Porém, é importante que você saiba que nem sempre alcançamos o que esperamos. E, dependendo do seu entendimento e reação, isso pode não ser de todo mal. Afinal, sua vida não depende de que todas as suas expectativas se realizem.
Para ficar bem você precisa aprender pastorear suas expectativas, para que não sejam elevadas demais ou inferiores ao que Deus já lhe reservou. Apesar de que, esta última situação é extremamente gratificante, pois você espera pouco e recebe muito.
Pastorear suas expectativas significa que você deve submetê-las ao conselho do Espírito Santo. Deve refletir e ouvir Suas impressões. Também deve cuidar para que sua visão da vitória não lhe impeça de trabalhar duro em busca do que deseja.
Entenda que não existem conspirações em seu favor ou contra você. O que há é fé e trabalho. Por isso eu amo a frase que diz: “Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você”. Significa que você deve trabalhar duro para alcançar seus objetivos, mas não deve se esquecer que é Deus quem lhe dá vitória em tudo na vida. Você pode e deve levar sempre consigo a certeza de que Ele está sempre ao seu lado, seja quando experimentar uma derrota, ou quando saborear uma vitória.
Outra certeza da qual você deve se apropriar é: “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados pelo Seu propósito.” (Romanos 8.28). “Todas as coisas” incluem as vitórias, mas também as derrotas. Quando você está firmado em Deus, as coisas convergem para o seu bem, mesmo aquelas que aparentemente pareçam mal.
Sendo assim, lembre-se de sempre pôr suas expectativas no Senhor, na Sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável. Então, seja qual for o resultado, você poderá se alegrar no Senhor.
Isso é pastorear suas expectativas.
Simples assim...