Obrigada.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"Covas no vale"

"Assim diz o Senhor: Fazei, neste vale, covas e covas." 
 (II Reis 3.16)


Vales, na Bíblia, têm um significado importante. Simbolizam situações difíceis, batalhas, perigos, etc. São representações dos altos e baixos da vida.

Nesta história, havia três exércitos que se uniram para derrotar um inimigo comum. Eram eles: Israel, Judá e Edom, ambos combatendo contra Moabe. Porém, após sete dias a caminho da batalha, não havia mais água para os homens e animais (Você pode ler toda a história no segundo livro de Reis, capítulo 3, versos 4 à 27).

Mediante a dificuldade da seca, a idéia geral era que perderiam a batalha e que talvez isso fosse um juízo de Deus sobre eles. Mas, quando buscaram a Deus, o Senhor lhes deu um grande livramento, não só enviando a água em abundância, mas também vitória sobre o exército inimigo.

Vamos observar algumas lições espirituais deste episódio:

1) Quando as coisas ficam mais difíceis, a melhor alternativa (talvez a única) é buscar uma resposta de Deus - o rei Josafá perguntou se não havia um profeta que pudesse lhes dar uam resposta de Deus para aquele combate, e foram ao encontro do profeta Eliseu (versos 11 e 12).

2) É preciso louvar e adorar ao Senhor, mesmo no meio das batalhas ou em situações bem difíceis, pois o louvor atrai a presença, a atenção e o poder de Deus a seu favor (verso 15). Foi o louvor de um 'tangedor' (músico) que trouxe o Espírito de Deus sobre o profeta.

3) Toda vez que você vai a Deus com um problema, Ele lhe dá instruções, diretamente ou através de um de seus 'profetas'. Se você obedecê-las, a sua vitória é garantida (versos 16 à 27).

4) Deus não trabalha sozinho. Ele sempre vai mandar você fazer sua parteno processo. No verso 16, Ele mandou fazer covas e covas no vale. Eles cavaram os reservatórios (parte humana) e Deus enviou a água (Parte divina).
 
5) A medida de Deus sempre supera as expectativas. Sua bênção sempre é 'transbordante'. (versos 18 e 19). Eles foram abençoados com a água, mas também com a vitória na batalha contra Moabe.

Deus quer que você seja uma cavador de covas, um abridor de poços no deserto, como Isaque e um guerreiro batalhador do Seu grande exército, a igreja. Então, mova-se! Cave suas covas! Cave poços no deserto e no vale, e Deus garante que ambos transbordarão a seu favor! O verso 17 é uma promessa de Deus a todos, incluindo você.

"Porque assim diz o Senhor:
NÃO SENTIREIS VENTO, NEM VEREIS CHUVA; TODAVIA, ESTE VALE SE ENCHERÁ DE ÁGUA,..."

Tenha uma semana abençoada e transbordante de Deus.
Cachoeiras de bênçãos sejam derramadas sobre sua vida.