Obrigada.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

O RITUAL DOS VOTOS


Desejou começar um curso? Começou?
Sonhou aprender um idioma novo? Aprendeu?
Planejou ler e estudar a Bíblia toda? Conseguiu?
Precisou sair de um relacionamento abusivo? Saiu?
Decidiu deixar um vício que o domina há anos? Deixou?
Empilhou livros sobre a mesa para ler cada um deles? Leu?
Chegou a hora de entregar o trabalho final de um curso? Entregou?
Imaginou atuar como voluntário numa causa escolhida por você? Atuou?
Pôs na alma o alvo de se relacionar melhor com as pessoas? Relacionou-se?
Entendeu que precisava controlar sua agenda, para fazer primeiro as coisas importantes? Fez?
Ano após ano, como num ritual obrigatório, você fez votos para o próximo. E o que aconteceu?
Se olha para trás e percebe que nada fez, nada melhorou, nenhum passo bom deu, é hora de refletir. Viver bem é desejar o que precisa acontecer. Viver com qualidade é decidir que o desejo se realizará. Viver feliz é disciplinar-se para que o desejo não precise ser repetido a cada ano, como se a vida fosse um faz-de-conta.
Parabéns, se agora pode olhar para trás e perceber os movimentos feitos na direção dos desejos anunciados. Se realizou, agradeça. Se tentou bravamente, até o fim, eis o próximo ano diante de você para desejar, esforçar-se e colher os frutos das vitórias.
(Israel Belo de Azevedo)

“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos". (Provérbios 16.9)

PENSE NISSO!



sábado, 22 de dezembro de 2018

Natal é dizer SIM PARA DEUS



Natal é dizer SIM PARA DEUS. Podemos ver como isso funciona através da vida de homens e mulheres da Bíblia que estiveram diretamente relacionados com o nascimento de Jesus, dentre eles Isaías, Maria, José e o próprio Jesus. Hoje eu quero considerar a vida de uma família que quase não é lembrada no natal, mas teve um papel preponderante para que o bebê Jesus viesse ao mundo. Hoje eu quero falar sobre os donos da estrebaria onde Maria teve Jesus. Quando receberam aquele jovem casal desconhecido, aquela família também estava dizendo SIM para Deus. Como a Bíblia conta, cidade estava cheia, as pousadas e hospedarias estavam lotadas por causa do censo que o governo havia imposto. E não havia lugar para Jesus nascer. Contudo, no meio de toda aquela agitação, Jose e Maria encontraram uma família generosa, que não tinha muito para oferecer, mas ofereceram o melhor que podiam - uma estrebaria, isto é, uma cocheira. Alguns não dão valor a esta estrebaria e ela não é como nos cartões de natal, isolada e distante da cidade. Era um lugar próximo da cozinha, onde a família guardava uma cabra ou uma vaca para ordenhá-la quando precisasse preparar os alimentos. Assim, a dona de casa não precisava sair de casa para ir ao estábulo. Aquele "puxadinho" era muito útil e cômodo. E era o lugar perfeito para Jesus, o Pão da vida, nascer! Estrebaria significa intimidade, proximidade. José e Maria foram recebidos no aconchego de uma cozinha, na intimidade de uma família que nem os conhecia. Oh! Sim! Isso agrada a Deus! Na sua simplicidade, aquela família disse SIM para Deus! Eles também tiveram que abrir mão de certas coisas para dizer SIM ao Senhor, como por exemplo: perderam sua liberdade..., seu sossego,... Imagina quanto trabalho aquela família teve para que Maria desse à luz?! Quantas toalhas quentes?! Quantos cuidados higiênicos para trazer um bebê ao mundo?! E dentro de um estábulo! E, depois disso, quantas noites em claro porque o bebê Jesus chorava?! Sim, Ele chorava, esgoelava como qualquer recém-nascido! Mas todos eles disseram SIM para Deus e não reclamaram disso. Sem saber, aquela família simples abrigou dentro do seu lar a pessoa mais importante do Universo – Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Então, eu lhe pergunto... Há lugar para Jesus no aconchego do seu lar, no seio da sua família? Há lugar para Jesus no lugar mais íntimo do seu coração? Até onde você está disposto a ir para dizer SIM para Deus? Do que você está disposto a abrir mão para dizer SIM para Deus?
Hoje Jesus quer entrar em sua casa e em sua família. Ele deseja habitar com você, morar dentro de você e conhecer tudo que se passa no lugar mais íntimo. Jesus deseja ser recebido dentro do seu lar e de sua vida, não só no natal, mas em todos os seus dias.
Simples assim...
Neste natal, diga SIM para Deus!


sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O VERDADEIRO NATAL É ACESSÍVEL A TODOS


O verdadeiro natal é JESUS ACESSÍVEL A TODOS – Apesar de ter sido em época e lugar diferentes, os pastores e os reis magos visitaram a Jesus. Entre eles havia muitas diferenças culturais, intelectuais, sociais, geográficas e religiosas. Apesar disso, eles puderam igualmente ver, conhecer e adorar o filho de Deus que havia nascido. Isso nos fala que Jesus veio para todos. E todos podem vir a Ele! Mas uma coisa é certa: quem se encontra com Jesus não volta pra casa da mesma maneira. Todos que vêm a Jesus são transformados, como o foram os reis. Observe Mateus 2.12: “E tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.” Antes, os reis do oriente foram guiados por seus estudos das estrelas e astros, agora foram advertidos pelo próprio Deus em sonhos.
Portanto, o Natal não é algo do primeiro século, restrito a Maria, José, os pastores e os reis do oriente. Natal tem uma mensagem universal, para todos os povos, todas as raças, todas as tribos, todas as nações de todas as línguas em todas as culturas. Jesus veio para todos! Apocalipse 5.9 diz: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os selos, pois foste morto, e com Teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.”
Não importa qual seja o seu nível intelectual ou financeiro, sua situação geográfica, quer esteja perto ou longe... Não importa qual a sua religião. Não importa se você é rico ou pobre, preto ou branco, grande ou pequeno... Não importa! Deus lhe convida para o verdadeiro natal... Deus lhe convida não só para conhecer Jesus, mas para viver para Ele!
O natal dos homens é comercial. Ignorá-lo ou não, não faz diferença. Mas ignorar o verdadeiro natal, que é Jesus, traz conseqüências eternas. Então, hoje, abra o seu coração, aceite a Jesus como o seu Senhor e Salvador e deixe o Jesus do natal nascer dentro de Você. Receba-O em sua casa e em sua vida. Ele é o único e verdadeiro Natal.

Simples assim...
FELIZ NATAL!


segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

QUAL É O SEU LIMITE?



Muitas vezes, Deus permite que a situação fique cada vez mais difícil, não para nos fazer sofrer, mas para nos fazer crescer.
Deus sabe da sua capacidade, e mesmo que você pense que não dá mais, Ele sabe o limite de sua força e a dimensão da sua fé. Seu limite mais difícil, muitas vezes, é a ponte para a vitória.
O limite de Davi era Golias, e ele foi ao chão.
O limite de Moisés era o mar, e ele se abriu.
O limite de Josué eram as muralhas de Jericó, e elas caíram ao chão.
O limite de José era ser traído, vendido, humilhado, caluniado, preso e esperar por muitos anos a vitória em Deus. Mas, depois de tanta espera, ele se tornou governador. Deus o estava treinando.
Qual o SEU limite?
Não questione a Deus pelo tamanho da sua luta ou da sua espera. Apenas confie, pois é exatamente sobre esta luta que Deus lhe fará triunfar. É durante esta luta e esta espera que Deus está condicionando você para lutas maiores e, consequentemente, vitórias maiores!
A luta não é um abismo para fazer você cair, mas um degrau para você subir. As lutas são escolas de vencedores. São treinamento de Deus!
Nessas horas, nem sempre é fácil, mas é imprescindível manter o bom ânimo, pois a vida está cheia de coisas desagradáveis, decepções, traições e coisas do tipo que nos desanimam. Ficar desanimado faz parte, é normal. O anormal, ou o sobrenatural, é não permanecer desanimado. O sobrenatural é ver as coisas indo de mal a pior e permanecer otimista e confiante. Isso exige fé e fé é algo sobrenatural. Você pode até desanimar de vez em quando, mas não pode se deixar vencer pelo desanimo!
Você tem que aprender a lutar contra tudo que lhe impede de viver a vida que Deus tem para você. Tem que renunciar tudo que afasta você do propósito de Deus para sua vida! Isso significa que, mesmo desanimado, você tem que permanecer firmado na Palavra do Senhor, buscando a Sua face e cumprindo a sua missão no mundo.
Se você tem Jesus no seu coração e na sua vida, já tem motivo suficiente para ficar animado e viver feliz, acima das circunstâncias. Jesus já conquistou a maior vitória pra você na cruz! Já não há qualquer condenação pra você e a eternidade no céu já está garantida! Portanto, permaneça firme, pois as suas pequenas vitórias são fáceis para Ele. Elas são apenas exercícios de condicionamento para o seu crescimento espiritual. Deus está treinando você e pondo sua fé à prova para que você amadureça, aprenda a lutar e tenha seus músculos espirituais bem condicionados para obras e vitórias maiores. Quando Deus nos põe à prova é para ampliar nossa visão, nossa capacidade, nossa fé e nossos limites.
Simples assim...
Pense nisso!

domingo, 9 de dezembro de 2018

DIA DA BÍBLIA


 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo.” II Timóteo 3.16

Mudança de opinião e de atitude

O brilhante reformador religioso João Calvino (1509-1564) sugeriu que devemos ler a Bíblia contra nós mesmos.
Devemos ler a Bíblia para ter opinião, não apenas para confirmar a que já temos.
Não devemos ler a Bíblia para encontrar um apoio que justifique os nossos erros.
Devemos ler a Bíblia para mudar de opinião e de atitude, se é o que de nós isto se requer.
Não devemos ler a Bíblia apenas para nos inspirar naquelas doces promessas que nos acalmam mas também para tremer diante das advertências que nos agitam.
Devemos ler a Bíblia como quem se alimenta, sem pressa, de um prato agradável e de marcante sabor.
Não devemos ler a Bíblia como se fosse um livro qualquer, mas como o primeiro e melhor.
Devemos ler a Bíblia para nela captar todo o conselho de Deus para nós.
Devemos ler a Bíblia como quem ouve uma história de amor, na qual estamos incluídos.
 (Texto de Israel Belo de Azevedo)

Pense nisso!
E apaixone-se pela Bíblia!

sábado, 8 de dezembro de 2018

O CICLO DA OBEDIÊNCIA


 “Mas eles vão tremer de medo porque Deus está do lado daqueles que lhe obedecem.” (Salmo 14.5)

Um filho obediente é a alegria de seus pais! É muito bom quando presenciamos as atitudes de filhos obedientes, pois há harmonia, paz e alegria no relacionamento familiar. Mas num mundo tão cheio de maldade o que mais vemos são pessoas com o coração carregado de rebeldia, cheias de orgulho e com muita dificuldade de se submeterem às autoridades estabelecidas.
A Bíblia ensina que se você for obediente a Deus e aos seus pais, e se respeitar às autoridades postas sobre sua vida, colherá bons frutos por toda a vida. 
Se você deseja ter Deus do seu lado, precisa andar em obediência, “...porque Deus está do lado daqueles que lhe obedecem.” (Salmos 14.5).
Deus tem prazer em abençoar a vida de seus filhos. Todavia, Ele tem mais prazer em abençoar os filhos obedientes. Não há inimigo que possa prevalecer sobre um filho de Deus que observa atentamente os mandamentos do Senhor, os guarda em seu coração, os obedece e pratica. Essa foi a promessa de Deus a Josué: “Somente seja forte e muito corajoso. Tenha o cuidado de obedecer a toda lei...; não se desvie dela nem para direita nem para esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste livro da lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.”
Deus, o Pai perfeito, está atento a tudo o que se passa. Ele é Todo Poderoso e, portanto, o mais precioso e poderoso aliado para quem deseja ser uma vitoriosa. Ninguém pode frustrar Seus planos, como lemos em Jó 42:2: “Bem sei que tudo podes, e nenhum de teus planos pode ser frustrado.” Ninguém pode amaldiçoar aquele a quem este Pai Poderoso abençoar. Obedecê-lo, portanto, é prerrogativa para quem deseja ser bem sucedido na vida.
Seus mandamentos não são pesados de se cumprir, e Ele mesmo nos capacita a cumprir Sua Palavra através do Seu Espírito Santo que está conosco. O Espírito nos lembra tudo que Jesus nos ensinou e nos incentiva a obedecer aos Seus mandamentos. Ele é o nosso aliado em todos os sentidos, mas principalmente quando nos esforçamos para sermos filhos obedientes.
A obediência gera um ciclo de bençãos. Quando você obedece, deixa o Pai feliz. O Pai feliz lhe abençoa e você descobre a alegria e todas os demais benefícios de obedecer, o que gera mais obediência e mais alegria no coração do Pai. E assim por diante.
Simples assim...
Pense nisso! E seja um(a) filho(a) obediente!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

MUITOS CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS



“Jesus disse: Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.” Mateus 22.14.

Muitos cristãos têm dificuldade para entender por que Deus chama a muitos (ou a todos), mas escolhe poucos. Vamos tentar explicar em rápidas palavras.
Por Sua infinita graça, Deus chama a todos para salvação através de Jesus. Mas nem todos desejam a salvação em Jesus. “Mas a todos quantos receberam Jesus, Deus lhes deu o poder de serem feitos Seus filhos, isto é, aos que creem no Seu nome.” João 1.12.
Deus chama a todos, mas somente aqueles que recebem Jesus em seu coração, como seu Senhor e Salvador pessoal, passam a pertencer a Deus, como lemos em Isaías 43.1: “Assim diz o Senhor: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.”
Esta é a escolha para a salvação. Entretanto, a escolha para o Reino de Deus será feita de outra forma, levando em conta outros aspectos, dentre eles dedicação e esforço. Veja o que Mateus diz: "Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele." Mateus 11.12. Observe que ser escolhido exige esforço, coisa que é muito rara hoje em dia, pois vivemos numa sociedade imediatista, mimada e cheia de vontades, acostumada a muitas facilidades e confortos.
Estamos falando de "escolha". Você escolheria uma pessoa para trabalhar em sua casa, que não seguisse suas orientações e fizesse tudo diferente do que você pediu? Você escolheria alguém que fosse preguiçoso e faltasse muito ao trabalho na sua casa? Você escolheria alguém que por qualquer motivo abandona o serviço? Pois é! Na escolha para o Seu Reino, Jesus também avaliará nossa obediência, esforço e dedicação a Ele e ao Seu serviço.
O que você tem feito pelo Reino de Deus?
O que você tem feito pela Casa do Senhor?
Como você tem tratado seus irmãos em Cristo? Você os serve ou exige ser servido?
Você tem oferecido a Deus um serviço de excelência? Ou você é desobediente, relutante, preguiçoso ou coisa do tipo?
O seu serviço na Casa do Senhor diz muito sobre seu amor a Ele e aos Seus filhos.
Lembre-se do que Jesus disse:
"Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus." Lucas 9.62.
“Quem ama aos pais, irmãos e filhos mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” Mateus 10.37,38.
Repense seu chamado e seu serviço para o Senhor. Busque a excelência em tudo que fizer e você, certamente, será “escolhido(a)” para o Reino de Deus.

Simples assim...

sábado, 1 de dezembro de 2018

VALORIZE AS UVAS DOS OUTROS



Numa conhecidíssima fábula antiga, atribuída ao escritor grego Esopo (620-654) e reescrita dois milênios depois pelo poeta francês Jean de La Fontaine (1621-1695), uma raposa, apaixonada por uvas, encontra-se diante de uma parreira alta e tenta alcançar seus cachos maduros. Como tenta e fracassa, ela se afasta dizendo que as uvas estavam verdes.
Diante de alvos difíceis, é mais cômodo desistir por causa dos obstáculos, geralmente vistos como maiores do que são, ou em função do medo de fracassar e de prosseguir.
Quando temos alvos que não conseguimos alcançar, podemos ainda simplesmente desprezá-los. Enquanto tentávamos, eram desejáveis e bons; como fracassamos, tornaram-se ruins e desprezíveis.
Quando perdemos, tendemos a inventar explicações, embora devêssemos corajosamente admitir que não lutamos com o desejo e o empenho necessários para o triunfo.
Diante das vitórias dos outros, não é digno considerá-las menores, só porque não fomos nós quem as obtivemos.
Ao contrário, quando os outros vencem, devemos aplaudir seus feitos e ver como eles fizeram, para que façamos melhor as nossas coisas.
A vitória nos ensina, mas a derrota ensina muito mais, se, como bons alunos, não nos comportarmos como fez a raposa da fábula antiga.

“O preguiçoso deseja e nada tem, mas o desejo dos que se esforçam será atendido”. (Provérbios 13.4)
(Israel Belo de Azevedo)

Pense nisso!

terça-feira, 27 de novembro de 2018

CURA INTERIOR



Como se cura feridas que sangram o coração? Que remédio pode aliviar esse tipo de dor?
Como lidar com uma dor que se arrasta por dias, meses ou até anos?
A resposta está em Deus!
A resposta SEMPRE está em Deus!
Somente Deus pode curar as feridas da nossa alma. "Só Deus cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.” (Salmos 147:3)
Somente Ele pode nos abraçar tão intensamente ao ponto de todo Seu amor nos envolver, derramando cura sobre a ferida que está aberta do lado de dentro.
Deus é o nosso Criador. Foi Ele quem nos fez e somente Ele sabe exatamente onde dói, onde está machucado. O mesmo Deus que sonda o nosso interior tem o poder de nos restaurar e, se preciso for, refazer a nossa vida por dentro e por fora. Ele é o Oleiro que amorosamente desfaz os vasos trincados e torna a refazê-los com perfeição, para Sua honra e glória.
É muito comum que pessoas feridas firam outras pessoas, até mesmo aquelas que estão tentando ajudar. E isso se torna um ciclo. Que única forma de parar esse ciclo vicioso é buscar a cura em Deus. Se submetermos nossa dor ao Senhor, não machucaremos as pessoas que estão ao nosso redor.
A cura virá se nos quebrantarmos diante de Deus e desejarmos mais Dele em nossas vidas. Ele é o único que de fato pode fazer algo por nós.
É importante que se entenda que a dor e o sofrimento podem perdurar por algum tempo por um propósito de Deus. Entretanto, quando não for possível remover sua dor imediatamente, Ele a tornará suportável, por meio de seu amor gracioso e sua graça abundante, como fez com o apóstolo Paulo:
“Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas Ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
Neste caso, aprenda a “gloriar-se” em suas dores e fraquezas até que Deus retire seu espinho. Apenas confie e espere, pois Deus sempre reserva o melhor para aqueles que O amam.

“Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo.” (Jeremias 17:14-14)

Pense nisso! Busque a Deus e seja curado(a)!

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

NÃO OLHE PRA TRÁS



"Assim que os tiraram da cidade, um dos anjos disse a Ló: 'Fuja por amor a sua vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum... Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou em estátua de sal." (Gênesis 19.17 e 26)

A tentação de "olhar para trás" tem a ver com dois sentimentos do coração:

SAUDOSISMO - É a tendência de ficarmos nos lembrando das experiências passadas dizendo: “Bons tempos aqueles!”. Saudosista é aquele que valoriza demasiadamente o passado.
A tentação é acreditar que o melhor está no passado, e não no tempo presente. Quanto mais o tempo passa, mais aumenta a disposição de nos lembrar do passado e de tudo de bom que aconteceu nele. Pessoas assim tem mais passado que futuro. O povo de Deus caiu neste erro no deserto. Eles só se lembraram dos temperos e pepinos do Egito, mas se esqueceram do sofrimento e da escravidão. Para ter equilíbrio, era só o povo de Deus ter avaliado melhor como tinham sofrido no Egito, mas a distorção da memória e dos fatos os impedia de glorificar a Deus pelo cuidado e provisão no presente, pela liberdade e promessas que tinham diante de si.
Nós temos essa tendência de olhar para o passado com certo romantismo, mas se formos honestos, veremos que o passado, nem sempre foi tão bom quanto nos parece.
“Não diga: ‘Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?’ Pois não é sábio fazer tais perguntas.” (Eclesiastes 7.10)

RESSENTIMENTO – O nome já diz... Significa re-sentir, ou “sentir novamente”. Segundo o dicionário, ressentimento significa “mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal que recebeu; rancor.”
Esse re-sentimento renova dentro de nós as lembranças das injustiças e feridas que as pessoas nos fizeram. E começamos a culpá-las por sermos infelizes no presente. Na realidade, podemos até termos sido feridos e injustiçados, mas ficar olhando para as feridas e mágoas passadas nos torna amargurados. Isso nos paralisa e estraga nosso presente.
O ressentimento induz nossa mente ao engano e nos sentimos excluídos da graça de Deus, o que, de fato, não ocorre. É apenas um engano, uma ilusão, mas pode gerar mais e mais ressentimento em nós mesmos e nos que nos cercam.
A Bíblia diz que raiz de amargura contamina a todos: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” (Hebreus 12.15)

Os saudosistas, os ressentidos e os amargurados ficam presos no abismo do passado, como a mulher de Ló, que virou uma estátua de sal. Portanto, mantenha seu coração e mente equilibrados, vigie seus pensamentos, pastoreie suas emoções e abandone o saudosismo e o ressentimento. Lembre-se que o nosso Deus é um Deus de novidades. Ele está fazendo uma coisa nova em sua vida. Portanto, siga em frente sem olhar para trás.

Ouça o que Deus lhe diz em Sua Palavra, obedeça e tome posse:.
“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira...” (Efésios 4.31)
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Cor. 5.17)
“Portanto, as aflições passadas serão esquecidas e estarão ocultas aos meus olhos. Pois vejam! Criarei tudo novo, as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!” (Isaías 65.16,17)

Portanto, siga em frente e não olhe para trás!
Simples assim...

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

PASTOREIE SUAS EXPECTATIVAS















Expectativas fazem parte da natureza humana, e podem nos fazer muito bem. Por exemplo: É bom que você estude exaustivamente esperando passar num concurso. É bom que, enquanto se trata num hospital, faz uma dieta, toma seus remédios e segue as prescrições do médico, você espere se recuperar e voltar a ser saudável. É bom que espere ser chamado ao fazer uma entrevista de emprego. É bom que você espere ser ouvido e respondido por Deus quando orar a Ele.
Boas expectativas fazem bem à nossa alma, corpo e espírito. Porém, é importante que você saiba que nem sempre alcançamos o que esperamos. E, dependendo do seu entendimento e reação, isso pode não ser de todo mal. Afinal, sua vida não depende de que todas as suas expectativas se realizem.
Para ficar bem você precisa aprender pastorear suas expectativas, para que não sejam elevadas demais ou inferiores ao que Deus já lhe reservou. Apesar de que, esta última situação é extremamente gratificante, pois você espera pouco e recebe muito.
Pastorear suas expectativas significa que você deve submetê-las ao conselho do Espírito Santo. Deve refletir e ouvir Suas impressões. Também deve cuidar para que sua visão da vitória não lhe impeça de trabalhar duro em busca do que deseja.
Entenda que não existem conspirações em seu favor ou contra você. O que há é fé e trabalho. Por isso eu amo a frase que diz: “Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você”. Significa que você deve trabalhar duro para alcançar seus objetivos, mas não deve se esquecer que é Deus quem lhe dá vitória em tudo na vida. Você pode e deve levar sempre consigo a certeza de que Ele está sempre ao seu lado, seja quando experimentar uma derrota, ou quando saborear uma vitória.
Outra certeza da qual você deve se apropriar é: “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados pelo Seu propósito.” (Romanos 8.28). “Todas as coisas” incluem as vitórias, mas também as derrotas. Quando você está firmado em Deus, as coisas convergem para o seu bem, mesmo aquelas que aparentemente pareçam mal.
Sendo assim, lembre-se de sempre pôr suas expectativas no Senhor, na Sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável. Então, seja qual for o resultado, você poderá se alegrar no Senhor.
Isso é pastorear suas expectativas.
Simples assim...

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

LER E MEDITAR


 
"Não basta ler a Palavra de Deus. É imprescindível meditar, entender, receber, interiorizar e, depois de apreender, praticar." (Raquel Roque)

LER E MEDITAR (de Israel Belo)

"Feliz é aquele que (...) tem prazer na lei do SENHOR e nela medita dia e noite." Salmo 1.1-2

Se ainda não praticamos, um bom costume é o da meditação bíblica.
Se não está em nossa agenda interna, devemos colocar em nosso dia a dia um período em que leremos um texto bíblico e nos concentraremos nele por alguns minutos, sem pressa e sem pressão.
Tomaremos um versículo para compreender existencialmente e não apenas racionalmente.
Deixaremos que a sua verdade nos estimule, embale e emocione.
Permitiremos que sua profundidade confirme ou negue nossos pensamentos.
Desejaremos que suas promessas nos encham de alegria e esperança.
Conferiremos nossas práticas com os ideais que nos propõe.
Pediremos perdão, se for o caso.
Buscaremos clareza do que precisamos abrir mão em nossas vidas para que nossas mentes vivam felizes no bom compasso que a Bíblia nos ensina.
Meditaremos, se desejarmos ser guiados pelo Espírito Santo de Deus.
Quanto ao dia de começar, hoje é o melhor. Calmamente.


Pense nisso!

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

RENOVAR AS FORÇAS EM DEUS

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças , subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.” (Isaías 40.31)

Renovar as forças em Deus envolve relacionamento com Ele, e isso se consegue através de oração, adoração, relacionamento e intimidade.
Renovar as forças em Deus exige o reconhecimento de sua própria fraqueza e da fortaleza Dele. Significa confiar e se firmar na fortaleza do Senhor e não em seus próprios recursos, forças ou conhecimentos.
Renovar as forças em Deus significa reconhecer que Ele é a fonte da energia que você precisa, e não buscá-la em mais nada ou ninguém.
Renovar as forças em Deus, às vezes, precisa de um afastamento temporário pra depois de renovado voltar às batalhas. Significa sair do embate por um tempo, para orar, estar na Presença, mergulhar na unção para lá, dentro das portas fechadas, ser restaurado, curado e fortalecido, e depois então retornar para a batalha.
Renovar as forças em Deus é essencial, primordial e indispensável para vencer as batalhas diárias e, no final, vencer a guerra. 
Renovar as forças em Deus é o que precisamos.
Renovar as forças em Deus é o que Deus tem para nós.
Renovar as forças em Deus é uma decisão que pode mudar a nossa história.
Renovar as forças em Deus é o segredo dos vencedores. 
Simples assim...
Pense nisso!

domingo, 4 de novembro de 2018

MANUAL PARA A VIDA

PAULO ANDRÉ CHENSO é médico e professor em Londrina. Ele criou o "MANUAL PARA A VIDA". Leia e ponha em prática.

NA SAÚDE
1.  Beba muita água;
2.  Coma mais o que nasce em árvores e plantas;
3.  Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
4.  Arranje 30 minutos por dia para ORAR sozinho;
5.  Faça atividades que ativem seu cérebro;
6.  Leia mais livros;
7.  Sente-se em silêncio, pelo menos, 10 minutos por dia;
8.  Durma 8 horas por dia;
9.  Faça caminhadas de 20 a 60 minutos por dia;
10. Enquanto caminhar, sorria.

NA PERSONALIDADE
11.  Não compare a sua vida com a dos outros;
12.  Não tenha pensamentos negativos;
13.  Não se exceda;
14.  Não se torne demasiadamente sério;
15.  Não desperdice a sua energia com fofocas;
16.  Sonhe mais;
17.  Inveja é uma perda de tempo. Agradeça a Deus pelo que possui...
18.  Esqueça questões do passado. Jesus já jogou no mar do esquecimento, faça o mesmo;
19.  A vida é curta demais para odiar alguém. Perdoe;
20.  Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente;
21.  Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;
22.  A vida é uma escola e você está nela para aprender. Não fique repetindo o ano;
23.  Sorria e gargalhe mais;
24.  Não necessite ganhar todas as discussões. Saiba perder;

NA SOCIEDADE
25.  Entre mais em contato com sua família;
26.  Dê algo de bom aos outros, diariamente;
27.  Perdoe a todos por tudo;
28.  Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;
29.  Tente fazer sorrir, pelo menos três pessoas por dia;
30.  Não se importe com o que os outros pensam de você;
31.  O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Não se estresse.

NO SEU DIA A DIA
32.  Faça o que é correto;
33.  Desfaça-se do que não é útil;
34.  Lembre-se: DEUS cura tudo;
35.  Por melhor ou pior que a situação seja... ela mudará...tudo passa!
36.  Não interessa como se sente, levante, arrume-se e apareça;
37.  O melhor ainda está por vir;
38.  Quando acordar de manhã, agradeça a DEUS pela graça de estar vivo (a);
39. Mantenha seu coração sempre feliz.

POR ÚLTIMO
40.  Que tal enviar para aqueles de quem você gosta?

terça-feira, 30 de outubro de 2018

CRISTÃO NÃO COMEMORA HALLOWEEN


A tentativa de fazer com que o dia 31 de Outubro entre para o nosso calendário como “Dia das Bruxas” está, infelizmente, caminhando a passos largos. Ano após ano, escolas, clubes e outros grupos aproveitam a data para “comemorar” o Halloween utilizando-se de fantasias de bruxas, fantasmas e duendes, com abóboras e mamões transformados em caveiras...
De um modo geral, há duas visões divergentes a este respeito: há os que pregam veementemente contra esta comemoração, acusando-a de ser uma festa satânica, e há os que acreditam que é uma celebração inocente, sem nenhum mal. Como cristãos, nossa referência é a Palavra de Deus. Vejamos os princípios bíblicos sobre a festa de Halloween.
Origem - A comemoração do Halloween teve início na Irlanda, há mais de 3 mil anos, no chamado Samhain - festival da colheita dos celtas. Os Druidas (magos celtas) acreditavam que nessa noite a janela que separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e as almas dos mortos regressavam numa visita aos lares terrenos. Para manter esses espíritos contentes e afastar os maus espíritos de seus lares os celtas deixavam comida e doces na parte de fora de suas casas, e realizavam rituais com sacrifícios humanos.
Na tradição celta o Halloween faz parte do sabat dos feiticeiros. O sabat é um ritual feito por feiticeiros e feiticeiras, dos mais altos graus da magia negra, para obterem mais poderes satânicos. Existem quatro sabats ao ano, o Halloween é a celebração do 4º sabat. Por todo mundo, no dia 31 de outubro os satanistas celebram a chegada do 4º sabat, que para eles é o ano novo satânico. Dentre os quatro sabats, o 4º é o mais grotesco de todos, pois não envolve apenas preces e adorações a demônios. Grandes orgias também são oferecidas a satanás, inclusive relações sexuais com bodes incorporando demônios. Sacerdotes satanistas têm relações sexuais com mulheres e bodes canalizando demônios em frente uma fogueira. A mulher canaliza a entidade (espírito maligno) e o bode canaliza o demônio belzebu. Então, são conduzidos ao sumo sacerdote. Depois da orgia, o sacrifício é feito. Sendo assim, halloween nada mais é do que rituais para invocação de espíritos, comunicação com os mortos, adivinhações, e até mesmo a adoração e evocação do próprio Satanás. Entenda: Deus proíbe toda forma de sacrifício e adoração a demônios que se façam passar por deuses. Deuteronômio 18:9-13 diz: “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.”
Portanto, nenhum cristão deve participar de qualquer festa de Halloween. Embora muitos a defendam como apenas uma festa folclórica da cultura norte-americana, não podemos fechar os olhos para as trágicas conseqüências espirituais (e até mesmo emocionais e físicas) desta “comemoração”, principalmente para as crianças, pois não tem discernimento e são muito vulneráveis. Embora muitos participem de maneira inocente e lúdica, sem o objetivo de adorar a satanás, indiretamente estão fazendo isso. Além disso, a popularização de figuras como bruxas, feiticeiros, zumbis, fantasmas, duendes, caveiras e espíritos malignos presentes no Halloween, faz com que, a médio e longo prazo, crianças e adultos, não só aceitem tais figuras e valores, mas também as amem! É uma espécie de condicionamento para que as pessoas passem a amar e a admirar os valores satânicos, tão abomináveis diante de Deus. A Bíblia é clara quando diz que aqueles que estão envolvidos na feitiçaria não entrarão no reino de Deus. Observe o texto de Gálatas 5:19-21 “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.” Todas as partes em negrito estão presentes no Halloween.
“Aquilo que uma geração tolera, a próxima adota como estilo de vida normal”. O contato constante com estes valores afeta nossa sensibilidade de tal maneira que, o que antes parecia feio e errado, nos pareça normal e aceitável. Assim, ao sermos coniventes com esta “festa”, estamos condenando as próximas gerações a aceitarem como corretos e aprazíveis os componentes do Reino das Trevas. “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” (Isaías 5:20).
Embora muitos não tenham consciência disso, estamos numa tremenda batalha espiritual, e o Halloween é uma estratégia do diabo para enaltecer e popularizar as obras das trevas. Cabe a cada cristão repudiar esta maldita celebração importada dos EUA. Aprenda a se defender e defender seus filhos. Nenhuma escola pode obrigar seus alunos a participarem destas festas, uma vez que ultrapassam o campo cultural e acadêmico, e violam princípios cristãos. Portanto, em nome Jesus, não tomem parte destas coisas!
É objetivo do povo de Deus não somente não comemorar, mas também alertar a outros cristãos sobre as astutas ciladas do diabo. Eu já fiz a minha parte. Faça a sua ensinando às crianças e compartilhando com o máximo de cristãos que você conheça.
Esperando ser útil,
Prª Raquel Roque.

sábado, 27 de outubro de 2018

PIPOCAS


Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre!
(Rubem Alves)

Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa.
Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.
Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo!
Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM!
E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.
Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.
Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva.
Não vão dar alegria para ninguém.

Extraído do livro "O amor que acende a lua" de Rubem Alves