Obrigada.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

FORTALECEI-VOS!



Outro dia, quando me sentia muito mal, busquei consolo na Palavra de Deus. Foi quando um versículo (como eu costumo dizer) me "saltou aos olhos".

“Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.” 

Deus falou ao meu coração e me fez ver algo tremendo. Entendi que o fortalecimento é um mandamento e que meu 'comportamento' pode mudar meu ânimo. Observe: “...portai-vos varonilmente” fala de atitude, de comportamento valente, de coragem e não de covardia ou acomodação.
A frase toda é imperativa. É uma ordem explícita de Deus para que você se fortaleça.
Por mais forte que seja qualquer um pode, mais cedo ou mais tarde, passar por momentos de enfraquecimento, desânimo, depressão, etc., até mesmo um líder, um rei, um homem cheio do Espírito Santo ou um herói da fé. Muitos homens de Deus na Bíblia passaram por isso. Davi é um deles. Até este herói precisou aprender a se fortalecer no Senhor.
“E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.” I Samuel 30.6

Também me ocorreu que sentir-se fraco faz parte da natureza humana. E Deus sabe disso.
“Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.
Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.”

Mas o fato de Deus saber e entender disso não significa que você tenha que se conformar ou que Ele queira que você permaneça fraco e desanimado. Ao contrário, em toda a Bíblia Deus nos manda buscar o fortalecimento. Logo de cara eu encontrei doze versículos com a palavra “fortalecei-vos” e eles me esclareceram muitas coisas que quero compartilhar com você.

POR QUE EU DEVO ME FORTALECER?

1º) Porque preciso estar preparado espiritualmente para a vinda do Senhor.
 “Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” Tiago 5.8

2º) Porque Deus tem planos e propósitos para minha vida. Eu tenho uma missão, uma obra a realizar para Ele e preciso de forças pra isso. 
“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.” II Crônicas 15.7

ONDE EU POSSO ENCONTRAR FORÇAS?
R.: No próprio Senhor.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6.10

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4.13

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” Isaías 41.10

COMO POSSO ME FORTALECER?

1º) Esforçando-me. Quando eu me esforço, Deus se volta para me ajudar e Ele mesmo me fortalece. Mas Ele quer que você tenha a iniciativa. 
“Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.” Salmos 31.24

2º) Orando, meditando, lendo a Bíblia, ouvindo a voz de Deus, percebendo Seu amor por mim... 
“E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste.” Daniel 10.19

“No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma.” Salmos 138.3

3º) Tendo paciência para esperar até que Deus me envie socorro e forças. Deus não me dá dificuldades acima de minhas forças, nem tem prazer em que eu pereça na luta. 
“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.”  I Pedro 5.10

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 

4º) Não me deixando levar pelas palavras, conselhos e pensamentos negativos e contrários à Palavra de Deus. 
“Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.” Hebreus 13:9

Muita gente busca força emocional e espiritual através da comida, mas como o texto diz, nada adianta. Eu e você precisamos nos fortalecer através da graça de Deus.
Então, obedeça à Palavra: “FORTALECEI-VOS!”

Pense nisso!

Visite minha página no Facebook: Raquel Roque. E conheça meus blogs:
www.bonnevievie.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário