Comunicação é a palavra
que melhor descreve o momento em que duas pessoas se tocam e se compreendem
verdadeiramente. Apesar do enorme volume de sinais, verbais e não-verbais, que enviamos
e recebemos, dentro de cada relacionamento significativo, apenas uma pequena porcentagem
deles chega a ser reconhecida.
A razão da comunicação
defeituosa é que nós codificamos nossas mensagens e filtramos as mensagens dos
outros através das nossas necessidades, preocupações e preconceitos do momento.
Supomos que estamos sendo compreendidos e que compreendemos.
Há dois aspectos
neste processo: falar com franqueza e ouvir. Franqueza não é fácil; ouvir ainda
é mais difícil!
Toda mensagem que vem
em sua direção deve passar pelo seu filtro, que pode estar entupido com outras
preocupações, pressões ou esgotamento. Portanto, decida entender realmente o que
está acontecendo com as pessoas ao seu redor, e resolva sintonizar-se às
mensagens. Ouvir distraidamente não resolve.
Há pelo menos quatro
padrões comuns de comunicação que acontecem quando a pessoa está reagindo sob tensão
ou conflito, os quais são:
1º) Apaziguamento = sempre
tentando agradar, nunca discordando, fazendo todo o possível para evitar que o
outro fique zangado ou a rejeite.
2º) Acusação = a
outra pessoa é sempre a culpada. O acusador age de maneira superior para que os
outros pensem que ele é forte.
3º) Computação = age
sempre com a cabeça. Age meticulosa e racionalmente; não demonstra nunca emoção
e tenta impressionar os outros com a sua inteligência.
4º) Distração =
afasta-se numa direção que não tem nada a ver com o caso; jamais enfrenta o problema
ameaçador.
Qualquer um destes
quatro padrões pode acontecer quando a pessoa sente a ameaça da rejeição ou
tenta encobrir o que considera uma fraqueza.
Uma pessoa precisa
de auto aceitação genuína, antes de realmente ter segurança para se abrir com
os outros. Em Cristo, Deus nos aceita e nos liberta para aceitarmos a nós
mesmos e aos outros.
A fim de melhorar
sua comunicação, observe algumas dicas:
ü Pratique enviar mensagens claras e simples que representem
sua posição naquele momento.
ü Quando não entender o que o outro está realmente dizendo,
pergunte. Peça à pessoa, com espírito de aceitação, que lhe explique o que quis
dizer.
ü Examine os sinais que a pessoa envia (gestos, expressões
faciais e tom de voz).
Na próxima postagem
falaremos sobre os erros comuns que geralmente impedem o processo de comunicação.
Não perca!
Tenha uma
semana abençoada e rica em suas comunicações.
Por favor, antes de
sair, deixe o seu comentário. Muito obrigada.
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