Obrigada.

sexta-feira, 29 de março de 2019

MEMÓRIA CURTA



“Deus disse a Jeremias: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘ESCREVA num livro todas as palavras que Eu lhe falei’.” Jeremias 30.2.

Deus sabe o quanto nossa memória pode ser curta, principalmente, para coisas que REALMENTE devem ser LEMBRADAS. Então Ele disse a Jeremias, o profeta: "ESCREVE NUM LIVRO o que Eu te disse"; porque sabia que o povo, certamente, se esqueceria das Suas palavras.

Quando  passamos por um período de paz e tranquilidade, nossa tendência humana é irmos nos esquecendo de Deus, deixando de orar como orávamos antes, começando a achar que somos realmente muito 'bons', muito 'capazes', e que chegamos ali, graças ao nosso próprio esforço e iniciativa, e nem nos lembramos mais que foi a graça, a misericórdia e livramentos do Senhor que nos deram a vitória. Dizemos 'graças a Deus', de vez em quando, só pra constar!

Por outro lado, quando passamos por um período de tribulações, dificuldades  e sofrimentos, começamos a murmurar, a nos queixar das situações, das pessoas e até de Deus! Esquecemo-nos dos grandes livramentos, da ajuda e da graça que Ele nos concedeu muitas vezes em situações semelhantes no passado! Esquecemo-nos do AMOR de Deus!

Foi isso que aconteceu com o povo de Israel, quando o Senhor os tirou da terra do Egito, onde eram escravos. Ao tirá-los de lá, diz a Escritura que: “(Deus) repreendeu o mar Vermelho, e este secou; Ele os conduziu pelas profundezas como por um deserto. Salvou (o povo) das mãos daqueles que os odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou. As águas do mar cobriram os seus adversários; NENHUM deles SOBREVIVEU. Então eles creram nas Suas promessas e a Ele cantaram louvores. Mas LOGO SE ESQUECERAM  do que Ele tinha feito e não ESPERARAM PARA SABER O SEU PLANO.” (Salmo 106.9-13).

Impressionante! Isso é que é memória curta! Mas, será que não fazemos o mesmo hoje?

O salmista Davi tinha uma estratégia de dar ordens A SI MESMO, para não incorrer no mesmo erro de ingratidão. Ele continuamente louvava a Deus dizendo: “Bendize (louve), ó minha alma, ao Senhor!  E NÃO SE ESQUEÇA de NENHUMA de suas bênçãos!!” (Salmo 103.2). 

Deus quer que O conheçamos para que, em qualquer situação, boa ou ruim, estejamos conscientes de quem Ele é, e que continua sendo o mesmo agora e eternamente! Ele deseja que tenhamos experiências com Seu amor, com Seu poder e com Sua fidelidade, para que nenhuma 'memória curta' venha boicotar a nossa bênção, e nos colocar contra Deus! O que Ele fez no passado Ele faz hoje e fará no futuro para aqueles que se lembram dos Seus feitos maravilhosos, e creem no Seu Nome!

Deus disse: “...mas trato com bondade até MIL GERAÇÕES os que Me amam e guardam os Meus mandamentos.” (Deuteronômio 5.10). Quando cultivamos o espírito de gratidão a Deus, dificilmente nos esqueceremos de tudo quanto Ele tem feito por nós, e isso nos dá esperança de vitória para o dia de amanhã e para os tempos que hão de vir!

Descanse no Senhor e seja grato(a) pelas maravilhas que faz e planeja fazer na sua vida!

Simples assim...  

Deus lhe abençoe.



(Mensagem da Pra. Regina Duarte)



Se esta mensagem lhe abençoou, compartilhe com seus contatos. Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário