Obrigada.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

ORANDO COMO A CHIQUINHA

“Papaizinho lindo, meu amor!” Esse é o chavão da Chiquinha, personagem do seriado Chaves, quando fala com seu pai, Seu Madruga. Ela sempre usa essa frase quando faz alguma travessura ou quer lhe pedir alguma coisa. A gente acha engraçado... e é mesmo! E a gente se vê, porque já fez igualzinho alguma vez na vida. Essa atitude mostra esperteza, mas será que é só isso? Será que a Chiquinha não ama seu pai de verdade? Certamente que ela o ama, e sabe quais serão suas reações, por isso fala desse jeito com ele, porque sabe que vai aliviar sua barra com ele.
E nós não deveríamos falar assim também com nosso Pai Celestial? Muitos “filhos” de Deus O tratam como patrão, como superior, como pastor, como líder, como qualquer outra coisa, menos como Pai. Eles se comunicam com Deus cheios de protocolo, usando palavras rebuscadas e difíceis, que muitas vezes nem eles mesmos sabem o que significa. Parece que Deus está tão superior que eles não se atrevem a chegar perto. Esses filhos são tão reverentes que perdem a comunhão! Será que é isso que Deus quer? É isso que Ele deseja? Claro que não!
O exagero de reverência atrapalha a comunhão.
Vamos estreitar mais nossa conversa. Talvez algumas pessoas tenham dificuldade pra falar com Deus abertamente porque nunca tiveram abertura com seus pais. Então, vamos usar a figura do amigo. Quando Adão e Eva estavam em perfeita comunhão com o Senhor, antes do pecado, Deus vinha conversar com eles ao entardecer, todos os dias. Isso é simplesmente demais! Acho linda a amizade e a intimidade deles! Deus não fez os homens para ter servos. Deus fez os homens para ter amigos. E como você trata seus amigos? Você brinca com eles, você conta tudo, até as coisas mais íntimas, você chora e ri perto deles sem qualquer constrangimento, não é?! E por que seria diferente com Deus? Ou você tem amizade e intimidade com Deus, ou não tem nada! Se há amizade e intimidade, você pode se abrir, chorar e rir com Ele, e você pode e deve chamá-lo de Papaizinho lindo, meu amor! Talvez vocês dois riam disso, por causa da Chiquinha, mas que mal há nisso? No caso da Chiquinha nem sempre funciona, mas funciona na maioria das vezes. Também funciona quando você chama seu pai humano de papaizinho, de lindo, de meu amor, ou de outros jeitos carinhosos. Então, comece a tratar assim também o seu Pai do Céu. Mesmo que “não funcione” ou você não receba o que quer, ao menos estará ampliando sua intimidade com Ele... E isso não tem preço!
Simples assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário