Obrigada.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

FILHOS DISCIPLINADOS

Resultado de imagem para lar doce lar

“Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; pois Deus os trata como filhos. E qual é o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, então não são filhos legítimos. Quando nossos pais humanos nos disciplinavam, nós os respeitávamos. Mais ainda devemos nos submeter a Deus Pai para vivermos!”
Hebreus 12.7-9

Em tempos modernos, em que é cada vez mais raro ver os pais “disciplinando” os filhos, é difícil compreender a disciplina de Deus Pai. A Bíblia ensina que Deus usa as dificuldades da vida para nos disciplinar.
Disciplinar significa “fazer obedecer”. Disciplina vem do latim discipulus, “aquele que aprende”, do verbo “discere”, “aprender”. De discipulus veio disciplina, “instrução, conhecimento, matéria a ser ensinada”. Gradualmente se agregou um novo significado, o de “manutenção da ordem”, que é necessária para fornecer instrução.
Quando Deus nos disciplina está nos oferecendo instrução, conhecimento, sabedoria e maturidade espiritual, mas a aquisição desta riqueza depende da reação de cada filho de Deus. Só adquirem sabedoria e maturidade espiritual aqueles que se submetem à Sua disciplina como filhos obedientes, abnegados e ensináveis.
Tiago escreveu: “Meus irmãos, considerem uma grande alegria passar por provações, pois que a prova da sua fé produz perseverança. E quando a perseverança termina sua ação, vocês se tornam maduros e íntegros, sem lhes faltar mais nada. Se falta sabedoria em alguns de vocês, peçam-na a Deus, pois Ele a concede de boa vontade.” (Tg. 1.2-5)
Paulo disse que devemos nos gloriar (nos orgulhar, saborear, triunfar) nas tribulações, “...porque sabemos que a tribulação produz perseverança (consistência, constância, firmeza); e a perseverança produz um caráter aprovado, e o caráter aprovado produz esperança.” (Rom. 5.3,4).
É impressionante como existem hoje cristãos sem consistência, sem constância, sem firmeza e sem caráter! Por quê? Porque não são disciplinados pelo Senhor! Não são ensináveis! Não se submetem à disciplina das provações! Tudo isso por causa de um evangelho distorcido que se espalhou entre os crentes, de que servir a Deus traz prosperidade financeira e uma vida fácil, sem dificuldades. Então, os crentes desta geração agem como crianças mimadas e, ao menor indício de tribulação, se decepcionam com Deus e abandonam a fé. Falta-lhes disciplina!
A submissão às provações não só produz amadurecimento e renovação espiritual para vivermos aqui no mundo, como também amplia as glórias e bençãos espirituais que nos aguardam na eternidade. Foi isso que Paulo ensinou: “Embora exteriormente estejamos nos desgastando, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois nossos leves e momentâneos sofrimentos produzem para nós um peso de glória muito maior que eles.” (II Co. 4.16,17).
É a disciplina de Deus Pai que nos torna cristãos maduros, de caráter e fé inabaláveis. 
Você quer ser maduro(a) espiritualmente?
Quer uma fé consistente e constante?
Quer manter-se firme, tendo sua fé renovada dia após dia?
Seja ensinável! Submeta-se à disciplina do Pai!
   
Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário