Obrigada.

Bem vindo(a)! Que você seja edificado(a) com as mensagens! Volte sempre!

segunda-feira, 29 de maio de 2017

SEJAM AFÁVEIS

Imagem relacionada

“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.”  I Pedro 3.8

Em muitos dos primitivos manuscritos gregos, este texto diz: "Sede humildes de espírito"Ser "humilde de espírito" significa ser afável, e ser afável é o mesmo que ser acolhedor, sorridente, afetuoso, cordial, cortês. A pessoa afável não exige consideração para si mesma, mas sob todas as circunstâncias condescende com os desejos dos outros, nunca é rude ou grosseira, nunca tem falta de tato e, acima de tudo, tem o desejo de proporcionar aos outros conforto e alegria.
Uma velha história que aconteceu há mais de um século na Inglaterra ilustra o último grau de cortesia e o que significa ser afável.
Certo estadista havia sido convidado para um chá em casa de distinta senhora. Não se sentindo à vontade e nervoso, o hóspede quebrou, por acaso, a bela xícara em que bebera, a qual era de porcelana de Sèvres (raríssima e cara). Rubro de vergonha, o estadista já ia abrir a boca para apresentar uma desculpa qualquer, quando a dona da casa "acidentalmente", quebrou outra daquelas xícaras e, voltando-se para o copeiro, calmamente deu a seguinte ordem: "Não torne a pôr estas xícaras; elas são demasiado frágeis para uso."
Talvez essa refinada cortesia seja rara, como as xícaras quebradas, mas há centenas de outras maneiras mais simples de um cristão manifestar afabilidade e cortesia diárias. Uma pessoa jovem, por exemplo, cederá alegremente aos desejos de seus pais, responderá sempre com respeito aos mais velhos, deixará os de mais idade passarem-lhe adiante numa porta ou tomar seu lugar numa fila de banco ou no mercado. Uma pessoa afável sempre agradecerá qualquer favor recebido, cederá seu lugar ao idoso e ao enfermo numa condução pública, e cederá também o lugar a uma senhora no ônibus, etc. Um cristão cordial cumprimenta a todos onde chega, sem distinção de valor pela posição que cada um ocupa, tem o mesmo carinho e respeito para com todos, desde o porteiro ou faxineiro até o mais alto executivo ou presidente da empresa. O cristão afetuoso se compadece e doa não só recursos ou dinheiro, mas doa-se a si mesmo, seu serviço, seu ouvido paciente, seu abraço confortador, seu apoio físico ou moral, seu sorriso e condescendência, antes mesmo de ser solicitado.
Que mundo maravilhoso teríamos se todos agissem assim! Mas, se não o mundo todo, ao menos o nosso mundinho, as pessoas ao nosso redor, a congregação à qual pertencemos, podem usufruir desses gestos amáveis e cordiais. E, como se não bastasse nossa obrigação como seres humanos, temos também a ordem bíblica...
“...sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes... SEJAM AFÁVEIS!”  


Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário