Obrigada.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

“Contato Pessoal”


“Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti...; porque com a tua boca o disseste, e com a tua mão o cumpriste, como neste dia se vê.” 
1 Reis 8:23-24 

Este texto é parte da oração de Salomão constituído rei sucessor de seu pai, Davi. Você pode ter toda a história lendo o capítulo 8 de I Reis. Vamos pensar um pouco sobre as lições espirituais deste texto.

ü  Deus é uma pessoa – Isto significa que Ele tem personalidade, sentimentos, raciocínio, vontade, caráter. Ele pensa, sente, fala e se ‘relaciona’ pessoalmente conosco.

ü  Deus sempre desejou se relacionar pessoalmente com o ser humano. Desde Gênesis podemos vê-lo conversando com o homem. Ele mantinha um relacionamento pessoal, íntimo e afetivo com o primeiro casal – Gn. 2.19; 3.8. Ele costumava visitá-los pela viração do dia.
Este relacionamento íntimo foi quebrado por causa do pecado. A intimidade com Deus foi bloqueada por dois motivos principais: Deus é santo, Ele abomina o pecado e não pode conviver com ele; nenhum homem em pecado suportaria a presença de um Deus santíssimo.Mesmo assim, Deus tentou se aproximar de Adão e Eva, só que agora, não tão íntimo. Depois deles, Deus tentou relacionar-se com muitas pessoas especiais, as quais O buscavam e se esforçavam para manter uma vida pura e santa. Bons exemplos destas foram Enoque, Noé e Moisés. Davi, apesar de pecador, atraía a presença de Deus com seu arrependimento profundo, sua oração sincera e sua adoração. Ele conseguiu manter uma comunhão íntima com o Senhor, e Deus podia falar-lhe pessoalmente. Mas isto era para poucos.

ü  Deus resolveu o problema da separação através de Jesus - No tempo da Lei, os homens se relacionavam com Deus através de outras pessoas. Os sacerdotes intercediam a Deus por eles, e os profetas falavam em nome de Deus ao povo. Dentro do templo havia um lugar impenetrável, onde só o sumo sacerdote podia entrar, somente uma vez por ano, e lá ele falava com Deus, apresentava as demandas das pessoas ao Senhor e recebia mensagens para o povo. Havia uma cortina muito grossa, chamada de véu, que impedia a aproximação de qualquer pessoa. Quando Jesus morreu, houve uma ruptura deste véu, que se rasgou de cima para baixo, mostrando que o próprio Deus estava abrindo o acesso de todos à sua presença.

ü  Deus ainda hoje deseja se relacionar pessoalmente com a gente. Você não precisa de intercessores ou mediadores. Basta você se aproximar Dele com um coração contrito, sincero. Você pode e deve falar com Ele através da oração, e se fizer isso constantemente, chegará a uma intimidade com Ele e, então, poderá também ouvi-lo. E, quer saber ? Ele está ansioso por isso !

Um grande abraço e uma semana abençoada pra todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário