Obrigada.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O PODER DO ELOGIO





Já elogiou alguém hoje?
Afinal, o que é o elogio?
Por que ele é tão importante?
Segundo Margarida Azevedo Dupas, autora do livro Psicanálise e Educação, elogiar o outro envolve uma série de sentimentos. “O elogio implica julgamento a favor de alguém. Mas só tem sentido se acompanhado, por parte de quem o expressa, de consideração, interesse, respeito, valorização, aceitação, acolhimento, admiração, afeição, amor, apreciação, calor, carinho, enaltecimento, estima, ternura e sintonia”, lembra a psicanalista. Ou seja, se não for verdadeiro não tem valor.
Ele desperta nos corações sentimentos puros e prazerosos. Mas não é só; também está envolvido com outra esfera de nossas vidas: a busca pelo reconhecimento. “Isso é fundamental para qualquer ser humano. E o elogio é uma forma de reconhecimento. Considerar algo que o outro faz mostra-lhe que sua existência não é em vão”, explica Antonio Carlos Amador Pereira, professor de psicologia da PUC-SP. “Entretanto, para ser positivo e benéfico, depende de autenticidade.”
A Bíblia nos ensina a ser gratos e a elogiar a todos, principalmente aqueles que realizam a obra de Deus e nos abençoam com seu serviço.
“...e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. E rogamos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra.” 1 Tessalonicenses 5:11-13
"Podemos nos defender de ataques, mas somos indefesos a elogios." Sigmund Freud
O elogio abre portas, sorrisos e o coração das pessoas. Ele é capaz de “desarmar” qualquer pessoa, pois não há defesas contra ele.
Então, acostume-se a elogiar. Procure sempre em alguém algo para elogiar. Jamais perca uma oportunidade para tecer elogios. Elogie sempre antes de qualquer outra coisa, antes de qualquer assunto. Assim, o mundo será mais feliz ao seu redor. E, como tudo que você planta, você colhe de volta, prepare-se para ser também elogiado.

Pense nisso!

Se você foi edificado, divida com alguém esta benção. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais! E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário