Obrigada.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A árvore se conhece pelo fruto

Permaneçam em mim, e Eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vocês não podem dar fruto se não permanecerem em Mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15.4-5.

As videiras crescem em toda a Palestina. Todo ano, os agricultores podam os ramos para que elas produzam frutos de alta qualidade. O ramo que não dá fruto é considerado inútil e as videiras improdutivas são radicalmente cortadas. Os galhos cortados são destruídos, pois, não servem para nada. 
Jesus afirmou que Ele era a videira verdadeira, usando esta árvore como uma analogia para mostrar como o cristão deve permanecer Nele. Os ramos não possuem vida em si mesmos, mas a recebem da videira. Se receberem vida, produzem frutos, se não receberem, não produzem e são podados.
Que tipo de fruto uma pessoa pode produzir se estiver conectado na videira que é Jesus? 
Quando você está realmente conectado em Jesus, você produz o fruto Dele naturalmente. Você não precisa falar nada, se esforçar ou apresentar um show. As pessoas simplesmente olham e notam que há algo diferente em você. Elas veem amor, compaixão, fé, paciência, domínio próprio, temperança, mansidão, etc. Elas veem Jesus em você! Isso acontece naturalmente porque você está conectado Nele. A Bíblia chama isso de “fruto do Espírito Santo”: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gálatas 5.22-23)
Que tipo de fruto uma pessoa pode produzir se não estiver conectado na videira que é Jesus?
Quando você está desconectado da videira que é Jesus, seus frutos não são bons, ou não há frutos. Você não tem a vida de Jesus e não consegue disfarçar isso. Você começa a produzir maus frutos, que a Bíblia chama de “Obras da carne”, tais como: “...imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, divisões e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.” (Gálatas 5:19-21)
Quais destes frutos você quer produzir em sua vida?
E, se você já produz frutos de Jesus, eles permanecem?
Talvez estejam sem vitaminas, bichados, fracos. Jesus disse: Vocês não me escolheram, mas eu escolhi vocês para darem fruto, e fruto que permaneça,...” (Jo. 15.16).
As pessoas que conhecem você veem os bons frutos que você produz?
Seus frutos representam bem a videira, que é Jesus?
Para saber como estão os seus frutos você precisa constantemente de uma auto avaliação, olhar para dentro de si e pedir ao Espírito Santo que sonde seu coração e suas motivações.
Como um cristão pode saber se seus frutos são realmente bons? 
Qual é o seu padrão de qualidade? 
O cristão deve basear-se na Palavra de Deus. Ela é o seu padrão de qualidade. Na sequência do texto que usamos inicialmente Jesus diz: Se vocês estiverem em Mim, e as minhas palavras estiverem em vocês, peçam tudo o que quiserem, e lhes será feito.” (João 15:7).
Você sabe que para produzir bons frutos, às vezes, você tem que ser podado pelo Senhor?
Seu íntimo passa por diversas mudanças e por momentos difíceis. Alguns sentimentos, emoções, tristezas e mágoas podem estar escondidos dentro de você como galhos secos que impedem a produção de bons frutos. Coisas do íntimo se refletem no exterior. Quando você está na posição de ramo, passa por estágios difíceis, como ventos que derrubam suas folhas, estiagens e tempestades. E quando tem pontas podres, secas e improdutivas, é podado pelas mãos do agricultor, que é Deus. Isso pode doer muito, mas você deve permanecer ligado à videira, que é Jesus.  Você pode confiar Nele, pois Ele sabe o que é melhor para você. Ele cuida de você e ama você como nenhuma outra pessoa amará. Então, você tem que dizer ao Senhor: "Corta o que for preciso!"
Faça uma reflexão interior e responda a si mesmo e para Deus.
Você está disposto a ser podado pelo Grande Agricultor?
Que tipo de coisas Deus tem que podar em sua vida? Um namoro? Uma amizade? Um vício? Uma falta de perdão? Uma mágoa ou ressentimento?
E, se Deus podar você, como você se sentirá? Ficará feliz com o cuidado Dele ou se revoltará e sairá da videira?
Jesus disse: “Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma.”
Você crê que Deus pode usar pessoas para fazer a poda em sua vida?
Quem são elas?
Deus pode usar seu líder, seu pastor, seus pais, mas a pessoa principal que Deus vai usar é o Espírito Santo. Ouça-O sempre. Ele conhece você e irá convencê-lo do que precisa ser podado.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário